PRODUÇÃO DE PETRÓLEO BRASILEIRA CRESCE 2% E GÁS BATE RECORDE

Plataforma de Petróleo e GásA produção de petróleo brasileira cresceu 2% no mês de maio, para 2,189 milhões de barris diários, em relação a abril. Na comparação com o mesmo mês de 2013, o crescimento foi de 9,8%. A produção de gás natural também aumentou 2% em relação a abril (e 12,9% em relação a maio do ano passado), para 84,5 milhões de metros cúbicos por dia, alcançando um novo recorde. As informações são do boletim mensal da ANP.

A produção total do país, somando petróleo e gás, atingiu 2,721 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia no mês, também registrando um novo recorde. A melhor marca até hoje tinha sido atingida em janeiro de 2012, quando o Brasil produziu 2,678 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

De acordo com a agência, o campo de Roncador, na bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo, com média de 249,2 mil barris por dia. Já o maior produtor de gás natural foi o campo de Leste do Urucu, na bacia do Solimões, com média diária de 6,4 milhões de metros cúbicos.

Queima de gás

Com o recorde de produção de gás, aumentou também a queima do insumo, que chegou a 4,7 milhões de metros cúbicos por dia, 1,9% a mais do que em abril e 47,8% a mais do que no mesmo mês de 2013. Com isso, o aproveitamento do gás natural ficou em 94,4%.

“O principal motivo para o aumento da queima de gás natural foi o comissionamento da plataforma P-58, que iniciou operação no Parque das Baleias”, explicou a ANP.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of