PRÉ-SAL AVANÇA, MAS PRODUÇÃO TOTAL DE PETRÓLEO NO BRASIL CAI 1,1% EM NOVEMBRO

PlataformaAo passo que é impulsionada pelo pré-sal, a indústria brasileira de óleo e gás vem apresentando queda em seus resultados. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção do pré-sal no último mês de novembro cresceu 1,7% em relação ao mês anterior, chegando à marca de 1,023 milhão de barris de óleo equivalente por dia. A elevação, no entanto, não foi suficiente para conter a queda de 1,1% na produção total de petróleo no país, que obteve uma média de 2,380 milhões de barris por dia.

A produção nos 53 poços do pré-sal totalizou 820,2 mil barris de petróleo por dia e 32,3 milhões de m³ de gás natural diários. O crescimento da área continua a ser liderada pelo campo de Lula, na Bacia de Santos, que atingiu a média de 380,8 mil barris de petróleo por dia.

A produção total de petróleo e gás no Brasil foi de 2,972 milhões de barris de óleo equivalente por dia em novembro. Ao longo do período, houve queda de 3,5% na produção de gás natural em relação a outubro, registrando a marca de 94,2 milhões de m³ diários. De acordo com a ANP, a redução está relacionada às paralisações decorrentes da greve de funcionários da Petrobrás.

Em relação a 2014, os últimos meses foram de crescimento constante na produção nacional. O total produzido de petróleo no mês de novembro supera em 0,9% o registrado no mesmo período do ano anterior; a produção de gás natural, por sua vez, cresceu 2,7% na mesma base de comparação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of