PROJETO CHINÊS DO REATOR HUALON ONE RECEBE SINAL VERDE PARA SER OPERADO EM QUALQUER PAÍS EUROPEU
O projeto do reator Hualong One (HPR 1000) da General Nuclear da China (CGN) foi formalmente certificado como compatível pela organização European Utility Requirements (EUR) por um grupo de consultoria técnica para concessionárias europeias em usinas nucleares. A CGN disse que a avaliação da EUR mostra que o projeto tem um alto grau de conformidade com seus critérios e atende aos mais recentes requisitos de energia nuclear da Europa. Esses requisitos cobrem uma ampla gama de condições para que uma usina nuclear opere com eficiência e segurança. Eles incluem áreas como layout da fábrica, sistemas, materiais, componentes, metodologia de avaliação de segurança probabilística e avaliação de disponibilidade. Embora ainda exija a aprovação do projeto regulatório em cada país, a conformidade com o EUR indica que o projeto do reator atende a uma lista de requisitos definidos pelas concessionárias para a próxima geração de reatores de água leve.
A avaliação começou em agosto de 2017 e envolveu os membros da CGN e EUR, CEZ, EDF, Fortum, Energoatom, GEN Energija, NRG, Paks II, Preussen Elektra, Rosenergoatom e Tractebel. A avaliação constou de quatro etapas: aplicação, preparação, avaliação detalhada e finalização. O design foi avaliado com base no documento de descrição do design e dezenas de documentos de design adicionais fornecidos pela CGN. Mais de 10.000 páginas de documentos de demonstração e justificativa foram apresentados pela CGN e analisados pela equipe do projeto de avaliação. Um total de 864 folhas de perguntas foram emitidas e respondidas durante a avaliação.
A General Nuclear Services – subsidiária da EDF e CGN – propõe o uso do HPR1000 em uma futura usina nuclear em Bradwell, na Inglaterra. A CGN está construindo dois reatores HPR1000 de demonstração na unidade de Fangchenggang, na região autônoma de Guangxi, na China. Esta é a planta de referência para o projeto Bradwell. O primeiro concreto foi lançado para a ilha nuclear de Fangchenggang, unidade 3, em dezembro de 2015, enquanto o da unidade 4, um ano depois. A previsão é que essas unidades comecem a funcionar em 2022.
Deixe seu comentário