PROJETO DA VOTORANTIM ENERGIA E SENCINET INTEGRA INFORMAÇÕES SIMULTÂNEAS PARA O OPERADOR NACIONAL

HIDRELÉTRICA DE ITAPURANGA

HIDRELÉTRICA DE ITUPARARANGA

Um projeto estratégico da Votorantim Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico do Brasil, otimizou a rede de comunicações das usinas hidrelétricas de Sobragi (Belmiro Braga-MG), Itupararanga (Votorantim-SP), Pedra do Cavalo (Cachoeira -BA) e Ourinhos (Ourinhos-SP) para a troca de informações das unidades com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O projeto foi desenvolvido em parceria com a integradora de telecomunicações e serviços em nuvem Sencinet. A companhia passou a utilizar apenas um link para processar toda a troca de informações das unidades com o Operador Nacional. Anteriormente o mesmo processo era executado com a utilização de um link para cada planta.

O modelo de concessão definido pelo ONS para as usinas hidrelétricas considera a comunicação com os membros participantes e associados como um dos

HIDRELÉTRICA DE SOBRAGI

HIDRELÉTRICA DE SOBRAGI

pontos mais sensíveis da operação. Por isso, a regulamentação exige que as usinas se conectem a Centros Regionais por meio de dois sites distintos denominados SAL – Sistema Local de Aquisição de Dados e SAR – Sistema Remoto de Aquisição de Dados. Eles devem prover 99,98% de disponibilidade e ainda estarem em caminhos distintos. Esta preocupação se justifica porque é através da transmissão de dados que o órgão se baseia para controlar a abertura e o fechamento de comportas e barragens das hidrelétricas,  inclusive em casos de urgência.

PEDRA DO CAVALO

PEDRA DO CAVALO

Para Marcelo Leite, Diretor de Estratégia e Portfólio da Sencinet, a estrutura da companhia ofereceu à Votorantim Energia a possibilidade de utilizar uma rede híbrida e redundante capaz de atender a todos estes requisitos: “A Sencinet realizou importantes investimentos em sua estrutura para tornar sua rede mais robusta e flexível de maneira que seja possível apresentar soluções de alta disponibilidade, seguras e redundantes em conformidade com as normas exigidas.” 

HIDRELÉTRICA DE OURINHOS

Além da redução de 40% nos custos devido à redução de links, o Gerente Geral Comercial da Votorantim Energia, Leonardo Vinicius Gomes, ressaltou o ganho trazido para a corporação no que diz respeito ao esforço de gestão e controle das conexões com a disponibilidade de relatórios de disponibilidade, tráfego e comportamento da rede: “Acreditamos que o projeto trouxe ganhos inclusive para o próprio ONS devido à uma diminuição na quantidade de links e roteadores na infraestrutura para recebimento das conexões com a Votorantim. Assim, elevamos a operação aos mais modernos conceitos de segurança e economia de recursos.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of