PROJETO DE BALANÇO HÍDRICO DA RADIX PARA A PETROBRÁS DEVE SAIR NO SEGUNDO SEMESTRE
Após um ano e meio, o projeto de otimização do Balanço Hídrico das Termoelétricas do Parque Gerador da Petrobrás chegou à sua fase de conclusão e deve ser finalizado no segundo semestre de 2015. O desenvolvimento do plano, que será utilizado em 18 unidades operacionais da estatal ao longo do país, foi uma responsabilidade da Radix, do setor de engenharia e software. O projeto chega num momento em que o país passa por uma enorme instabilidade no abastecimento de água por conta da crise hídrica.
O plano procura, entre outras maneiras de otimizar o serviço das termoelétricas, como novos meios para obter água, um menor consumo em vários setores das usinas, reduzir as perdas operacionais e reaproveitar de maneira mais eficiente água, vapor e efluentes, além de novas soluções tecnológicas.
O coordenador de projetos da Radix, João Zaiden (foto), falou de modo mais detalhado sobre o desenvolvimento do balanço. “Analisamos todos os dados disponíveis na operação, fizemos algumas medições e análise químicas adicionais e fechamos o balanço. Com isto, podemos identificar o que é desperdiçado, o que já é aproveitado e o potencial adicional de reaproveitamento. Em cima disso, apresentamos as propostas de melhoria. Nossa previsão é que a Petrobras inicie a implementação destas melhorias no segundo semestre deste ano”, afirmou.
Deixe seu comentário