PROJETO EUROPEU ESTUDA PREVENÇÃO CONTRA POSSÍVEIS TERREMOTOS EM INSTALAÇÕES NUCLEARES

Projeto japonês antiterromoto será um exemplo a seguir

Projeto japonês antiterromoto será um exemplo a seguir

Um novo projeto financiado pela União Europeia visa melhorar a confiança na segurança nuclear, avançando na abordagem das avaliações de segurança sísmica para centrais nucleares. O projeto Horizon 2020 de ‘métodos e ferramentas inovadoras para avaliação de risco sísmico’ (METIS) está sendo liderado pelo Grupo EDF da França. O projeto METIS foi lançado oficialmente após uma reunião virtual de lançamento no final de setembro. Ele será executado de setembro de 2020 até 2024. Tem um orçamento total de US$ 6 milhões, dos quais US$ 5 milhões são financiados pela Comissão Europeia sob sua determinação de margens de segurança para o programa de riscos externos de base de design superior.

O projeto METIS será entregue por um consórcio internacional composto por 13 parceiros europeus da França, Alemanha, Itália, Grécia, Eslovênia, Reino okioiuiUnido e Ucrânia, juntamente com três organizações do Japão e dos Estados Unidos. O consórcio reúne universidades, organizações de pesquisa e empresas industriais. A pesquisa desenvolverá métodos para melhorar a capacidade de definir limites de segurança para eventos extremamente raros, que vão além das análises de projeto atuais. A avaliação de segurança probabilística sísmica refinada deve fornecer suporte significativo na definição de regulamentos para projeto seguro de usinas nucleares, bem como para avaliar a segurança da usina em tempo real em caso de indisponibilidade temporária de equipamentos ou estruturas de segurança relevantes.

lkkljA EDF disse que o resultado do projeto permitirá “tomadas de decisão informadas sobre o risco no contexto europeu e o METIS ajudará a otimizar o uso de reatores existentes e futuros e contribuirá para a competitividade da indústria nuclear europeia”. O Horizonte 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da UE de todos os tempos, com quase 80 bilhões de euros de financiamento disponível ao longo de sete anos (2014 a 2020). É o instrumento financeiro da União da Inovação, uma iniciativa emblemática da Estratégia Europa 2020 que visa garantir a competitividade global da Europa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of