PROJETO SOCIAL DA SKIC LEVA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS NO ESPÍRITO SANTO
Comprometida em promover o desenvolvimento das comunidades das regiões em que atua, a SKIC (Sigdo Koppers Ingieneria Y Construccion), uma das principais empresas de Engenharia e Construção da América Latina, vem desenvolvendo projetos de responsabilidade social em diferentes localidades do País. Um dos mais recentes é o Projeto Social Alavanca Educação, criado e realizado por sua iniciativa, que beneficiou 160 crianças e jovens, de 06 a 14 anos, em estado de vulnerabilidade, que vivem em quatro bairros do município de Serra (ES): Central Carapina, Novo Horizonte, Planalto Serrano e Ourimar.
O objetivo do projeto Alavanca Educação foi proporcionar um complemento escolar, com base no nível de defasagem de cada aluno, que possibilite a qualificação das crianças e jovens nas matérias escolares de português e matemática, além de inglês e desenvolvimento de competências socioemocionais e conteúdos básicos de cidadania.
Iniciado em julho de 2022, com duração de quatro meses, o projeto atendeu as crianças e jovens em polos educacionais instalados nos quatro bairros de Serra (ES). Cada aluno contou com um plano educacional personalizado, definido a partir de um diagnóstico MAPA (Momento de Avaliação para Aprendizagem), que identificou as lacunas de defasagem educacional individual. As aulas, com duração de 3h30, foram realizadas cinco vezes por semana.
“A SKIC idealizou este projeto a partir de um diagnóstico social prévio da região. Contratamos uma instituição educacional para o desenvolvimento pedagógico e custeamos todos os custos com alimentação, infraestrutura, uniforme e kits escolares para as crianças”, afirma Rafaela Batista, coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da SKIC. Ela conta que todo o desenvolvimento do projeto, desde a idealização à contratação dos profissionais executores, foi pensado e realizado pela empresa.
“Para obter êxito e melhoras significativas na recuperação da defasagem educacional, o Alavanca utilizou metodologias ativas educacionais como aprendizagem baseada em soluções de projetos e problemas (design thinking), culture maker e ensino por competências”, conta Rafaela. As crianças atendidas tiveram aulas de linguagem e matemática às segundas e quartas; aulas de inglês às terças e quintas, e, às sextas, “aulas de descobertas”, com temas transversais que abordam temáticas complementares ao desenvolvimento pedagógico dos estudantes, como sustentabilidade, bem-estar, meio ambiente, cidadania, entre outros.
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