PUTIN E ERDOGAN SE ENCONTRARÃO AMANHÃ NO IRÃ HORAS DEPOIS DO PRESIDENTE BIDEN E ISRAEL SE MOSTRAREM CONTRA BOMBA ATÔMICA IRANIANA

putinO jogo de Xadrez do Oriente Médio está requerendo mais mestres do esporte para poder entender a movimentação das peças. Poucos dias depois do presidente americano Joe Binden visitar Israel e Arábia Saudita e dizer que movimentará toda força americana contra a possibilidade de uma bomba atômica iraniana, o presidente russo Vladimir Putin chegará ao Irã nesta terça-feira (19), em uma visita que servirá para fortalecer a parceria entre os dois países. Putin quer mostrar que a Rússia não está isolada no cenário internacional por causa da guerra contra a Ucrânia. Na viagem, o presidente russo vai reunir-se com Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, que também estará em Teerã, e terá um encontro com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Na pauta bilateral, discussões sobre um plano de cooperação de 20 anos, que pode ser assinado na visita, e ações para incrementar os laços comerciais e políticos, incluindo no campo militar.

Na semana passada, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, afirmou que a Rússia estava negociando a compra de centenas de drones iranianos que seriam usados na Ucrânia. De acordo com Washington, representantes do governo russo visitaram, em pelo menos duas ocasiões, centros de produção dessas aeronaves, mas ainda não há informações se elas já começaram a ser enviadas para Moscou. O Irã se absteve na votação na Assembleia Geral da ONU que condenou a invasão, no início de março, e defende uma solução diplomática para o conflito. Mas, na sexta-feira (22), o chanceler Hossein Amir-Abdollahian conversou por telefone com o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, e expressou sua oposição ao ataque da Rússia na Ucrânia.

Irã e Rússia devem discutir a situação do setor petrolífero: com a guerra e o fechamento de alguns mercados ao produto russo, por pressão dos EUA, Moscou passou a vender mais para países onde os iranianos tinham presença consolidada, como a China. Essa mudança levou a uma queda considerável nas exportações iranianas, já duramente atingidas pelas sanções americanas. A guerra no Leste Europeu também estará sobre a mesa nas discussões com Erdogan, representante de um país que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar liderada pelos EUA, mas que tem uma posição própria no conflito. Em Teerã, Erdogan e Putin devem abordar ações para aliviar o bloqueio naval aos portos ucranianos no Mar Negro. Moscou e Kiev trocam acusações sobre a responsabilidade pela suspensão das exportações ucranianas de trigo e milho para dezenas de países, cenário apontado pela ONU como de sério risco para a segurança alimentar de milhões de pessoas. Além da Ucrânia, os três líderes vão discutir o conflito na Síria: Teerã e Moscou apoiam o presidente Bashar al-Assad, enquanto Erdogan fornece ajuda militar a milícias de oposição e luta contra forças curdas, que chama de grupos terroristas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of