QUADRILHAS ROUBARAM DOIS MILHÕES DE LITROS DE GASOLINA E DIESEL DE DUTOS ENTERRADOS NA ÁFRICA DO SUL

AQAQAQNão é  só no Brasil que há quadrilhas especializadas em roubar dutos enterrados da Transpetro onde são transportados petróleo e seus derivados. Na África do Sul, na Cidade do Cabo, a Transnet denunciou que 26 incidentes de roubo de combustível ao longo de seus oleodutos enterrados no interior do país  resultaram, somente em abril, no roubo de mais de 2 milhões de litros de gasolina e óleo diesel. A adulteração e danos aos oleodutos, que tanto aqui como lá, são enterrados, facilita a prática do roubo, porque são mais difíceis de serem detectados e, dependendo de onde estão instalados, acabam facilitando o roubo. Essa foi a razão principal  para a escassez de diesel e gasolina na cidade de Gauteng e outras áreas no interior do país.

A rede de  3.800 km de oleodutos de alta pressão, atravessa cinco províncias e fornece cerca de 250 milhões de litros por semana de produtos refinados de petróleo para os mercados internos, o que representa 65% da demanda total. Além das medidas de segurança aumentadas ao longo do oleoduto, a Transnet E3E3EE3E3estava trabalhando com o Serviço de Polícia Nacional de Inteligência do Crime para reduzir os roubos. Hoje (18) já houve  várias prisões e apreensões de veículos e até um navio-tanque foi apreendido.

A Petroleum Industries Association, que representa as principais empresas de refinarias de petróleo, disse na semana passada que a disponibilidade de estoque de diesel e gasolina estava melhorando com a redução dos níveis de bloqueio com a  entrega de produtos no porto de Durban(FOTO). Espera-se que esses derivados chegue ao mercado interno dentro de sete a 14 dias, que era o prazo de entrega de Durban a Gauteng por oleoduto. Durante esse período, o suprimento se estabilizará em todo o país, à medida que mais refinarias estejam online,  produzindo combustível.

No final de maio, cerca de 30% da capacidade de refino do país foi desativada devido à queda na demanda, pois havia menos veículos nas estradas após o bloqueio do Covid-19. A Sasol e a Total  fecharam a refinaria Natref em abril, depois que o governo restringiu a atividade econômica.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of