QUARTZOLIT DESENVOLVE NOVO PRODUTO PARA ACELERAR E MELHORAR ANCORAGEM DE TORRES EÓLICAS

thiago-kaschny copiarA Quartzolit está mirando o mercado de energia limpa ao lançar um novo produto ainda mais resistente para ancoragem de torres eólicas. Atualmente, as torres de energia eólica são responsáveis por 9,5% de toda a matriz energética do país, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), porém há expectativas que essa capacidade instalada cresça 35% até o ano de 2024. Para atender essa crescente demanda do mercado, a Quartzolit, empresa do Grupo Saint-Gobain, desenvolveu uma nova solução para a ancoragem das torres responsáveis por gerar eletricidade a partir de fontes 100% renováveis. O Graute 100 faz parte da linha de Concrete Works da marca e é uma solução de microconcreto com alta fluidez e resistência, que pode ser usado na construção e manutenção de moinhos de energia eólica.

A solução foi desenvolvida a partir da expertise mundial da Saint-Gobain na Noruega, região que se destaca pela energia gerada através de fontes renováveis. O produtotorres possui elevado desempenho, atingindo resistência mecânica inicial e final superiores aos produtos do mercado. Após 15 horas da aplicação, o produto é capaz de oferecer uma resistência de 60 MPa, atingindo 140 MPa após 28 dias. Estas especificidades garantem agilidade e segurança na ancoragem das torres, além de aumentar a vida útil dos parques. O Graute 100 já vem pronto para uso, é pré-dosado, evitando erros de traço no canteiro de obras, e ainda oferece rápida liberação da área ou das fôrmas, além de ser resistente a cloretos e sulfatos.

Apesar de ter sido desenvolvido para a ancoragem de torres eólicas, a solução também é indicada para situações como preenchimento e fixação de bases de equipamentos, trilhos, estruturas metálicas, grauteamento de bases de pilares, tirantes, chumbadores e postes. O graute cimentício ainda é ideal para preenchimento de nichos de protensão junto às ancoragens e é recomendado para uso em espessuras de 30 mm a 300 mm. Para Thiago Dorlhac Kaschny (foto), Gerente de Produto de Venda Técnica da Saint-Gobain, o Graute 100 é um resultado de uma busca de estar sempre próximo ao mercado e entender suas necessidades. “Esse lançamento veio para somar na nossa linha de Concrete Works, onde oferecemos produtos técnicos para grandes obras, com a qualidade reconhecida da Quartzolit”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of