RAFAEL GROSSI DIZ QUE O IRÃ NÃO ESTÁ PASSANDO NENHUMA INFORMAÇÃO SOBRE O SEU ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO

zazazazNo dia seguinte ao Secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciar a suspensão de sanções econômicas a mais de uma dezena de ex-funcionários iranianos e de empresas de energia ligadas ao Irã, o embaixador do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Kazem Gharibabadi, rejeitou a avaliação do chefe da AIEA,  Rafael Grossi (foto), sobre o nível de cooperação entre a agência e Teerã, descrevendo-a como “tendenciosa” e “sem credibilidade”. Isto está acontecendo em meio as negociações nucleares paralisadas entre os dois países. Autoridades americanas disseram que a medida de suspensão sinaliza o compromisso do governo norte-americano  para distender as relações entre os dois países e  facilitar uma campanha de cooperação mais ampla se Teerã mudar seu comportamento. A AIEA tem autorização para inspecionar as instalações nucleares iranianas somente até o dia 24 deste mês. Os iranianos continuam a enriquecer urânio a 60%, para uso militar, o que estaria fora do acordo com os Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido.

Grossi disse na sessão trimestral do Conselho de Governadores da AIEA que as discussões técnicas entre a agência e o Irã não produziram os resultados esperados: “O Irã não forneceu nenhuma informação nova em relação ao local 1,  não respondeu a nenhuma das perguntas da Agência, não forneceu qualquer informação em relação a dois outros locais nem forneceu uma declaração por escrito sobre quarto local sem qualquer documentação comprovativa.” Um comunicado oficial da agência diz que “Desde fevereiro, as atividades de verificação e monitoramento foram afetadas pela decisão do Irã de interromper a implementação de compromissos relacionados com a energia nuclear no âmbito do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) e do Protocolo Adicional, que dá acesso mais amplo aos inspetores da AIEA em todo o país”.

aqaasssEm resposta às declarações do chefe da AIEA, Kazem Gharibabadi (foto à esquerda) disse no Twitter que as posições de Grossi “mostram a abordagem tendenciosa do Secretariado em relação às suas interações com o Irã, que ignora o nível de cooperação e engajamento. Esta abordagem pode se tornar um obstáculo para as futuras interações de boa vontade entre os dois lados. O relatório da Agência carece de triplo ‘c’: não é ‘consistente’ nas relações com o pano de fundo da cooperação entre as duas partes; não é ‘credível’ porque não se baseia em fontes fiáveis; não é ‘convincente’ uma vez que não contém todos os aspectos da cooperação e do progresso alcançado “O diplomata iraniano disse ainda que “a agência não deve agir como se estivesse apoiando a agenda política de uns contra os outros” e pediu à AIEA que evite a politização.

Apesar de todas essas considerações e depois do gesto do governo americano em suspender as barreiras econômicas de alguns iranianos e empresasdededwww fornecedoras do governo persa, o Irã informou que está pronto para alcançar um rápido aumento em sua produção de petróleo se as sanções americanas forem suspensas,  enquanto as negociações continuam entre Teerã e as seis grandes potências para suspender as sanções dos americanas:  “Se as sanções forem suspensas, a maior parte da produção de petróleo do país será restaurada dentro de um mês”, disse o gerente de produção da National Iranian Oil Company (NIOC), Farokh Alikhani (foto à direita). A produção média diária de petróleo do Irã após a implementação do acordo nuclear de 2015 foi de “3,38 milhões de barris por dia (bpd)”, acrescentando que o governo estava planejando retornar à produção normal se as sanções forem suspensas. O funcionário iraniano disse que seu país esperava aumentar ainda mais sua produção “para mais de 4 milhões de barris diários na próxima etapa”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of