RAÍZEN E RWE ESTUDAM NOVO COMBUSTÍVEL PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR

0A Raízen fechou uma parceria com a empresa alemã RWE para o desenvolvimento de uma nova fonte de geração de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. De acordo com as companhias, os testes do novo produto estão em curso na cidade de Geertruidenberg, na Holanda, na usina Amer da RWE. A meta é comprovar a viabilidade da utilização em larga escala dos pellets de bagaço para geração de energia elétrica em usinas de carvão convertidas para biomassa.

De um lado, o Brasil é um dos grandes produtores de cana-de-açúcar do mundo, com 590,36 milhões de toneladas processadas na safra 2019/2020. Enquanto isso, a biomassa já é utilizada para a produção de energia elétrica no país e a bioenergia representa aproximadamente 8% da matriz energética nacional. Por outro lado, os Países Baixos podem sofrer com escassez de geração de energia renovável e despachável nos próximos anos. Por isso, a RWE e a Raízen decidiram avaliar os pellets de bagaço como alternativa sustentável.

A Raízen é dona de 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia. Além disso, possui um portfólio diversificado de produtos e soluções energéticas renováveis. A companhia também é proprietária de uma planta para a produção de pellets localizada junto à sua Usina Diamante em Jaú (SP). A unidade é capaz de produzir 100 mil toneladas de pellets de bagaço e palha e, só em 2020, já exportou 40 mil toneladas de pellets de bagaço.

Estamos focados em explorar o potencial do biomassa como matéria-prima sustentável através da criação de novos produtos e da adoção de novas tecnologias nos nossos negócios. Desenvolver iniciativas de produção de energia renovável apoiando a transição energética no Brasil e no mundo faz parte da nossa estratégia desde o início”, afirmou a Diretora de Transição Energética e Investimentos Renováveis da Raízen, Raphaella Gomes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of