RANKING DA EY COLOCA BRASIL NA 9ª COLOCAÇÃO EM PAÍSES MAIS ATRATIVOS PARA INVESTIMENTOS EM ENERGIA RENOVÁVEL

Energia EólicaUm recente estudo desenvolvido pela Ernst & Young (EY) colocou o Brasil na nona colocação em uma lista de países mais atrativos para investimentos em energia renovável. O Renewable Energy Country Attractiveness Index (Índice de Atratividade Nacional para Energias Renováveis, em inglês) foi realizado em 40 países. A posição alcançada pelo Brasil o coloca como líder na América Latina e como um dos principais destinos de investimentos do mundo.

A China se manteve com a primeira posição do ranking, seguida por Estados Unidos, Alemanha e Japão. Quando analisados os investimentos feitos exclusivamente no setor hidrelétrico, o Brasil salta para o segundo lugar. Na atratividade para biomassa o país é quarto lugar, quinto para energia eólica em terra e nono para energia solar.

A metodologia adotada para calcular a pontuação considera o grau de estabilidade macroeconômica, ambiente para negócios, priorização para as fontes renováveis, condições de financiamentos para empreendimentos e atratividade dos projetos. Após esses cálculos, o Brasil obteve pontuação 56,7, ficando logo atrás do Reino Unido (58,5) e acima da Austrália (56).

Os planos divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), de que a oferta de energia renovável brasileira crescerá entre 35% e 40% por ano nos próximos anos, estão tornando o cenário positivo para o país, de acordo com o diretor de consultoria em sustentabilidade da EY, Mário Lima. “A energia eólica Brasileira apresenta grande potencial e é o maior destaque do setor. Agora é preciso viabilizar a vinda de outros fabricantes para o mercado brasileiro, com o intuito de consolidar o mercado.”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of