REDE DE COMBATE A EMERGÊNCIAS DA REDUC PASSA A UTILIZAR ÁGUA DE REÚSO
A Petrobrás lançou mão de uma nova medida para ajudar a conseguir sua meta de redução de captação de água doce. Desta vez, a companhia anunciou que a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) iniciou recentemente a utilização da água de reúso para manter pressurizado o sistema de atendimento às emergências da refinaria.
A Rede de Água de Combate a Emergências (Race) da refinaria foi ligada à Unidade de Tratamento de Águas. Assim, a vazão de reúso média ficou em 90 m³ por hora, cerca de 5% do consumo de água bruta da Reduc.
“A utilização da água de reúso na rede de combate a emergências é resultado de uma parceria entre a Reduc e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e abre caminho para que outras unidades operacionais da companhia implementem esta modalidade de reúso para seu efluente tratado”, comentou o gerente de Águas e Efluentes da Reduc, Alexandre Rodrigues Cezar.
Para 2021, a Petrobrás pretende implantar um projeto de utilização do efluente tratado como água de reposição das torres de resfriamento da refinaria. Isso representará um reúso de até 450 m³ por hora.
A Petrobrás tem por meta reduzir em 30% a captação de água doce nas suas operações até 2025, gerando uma economia de R$ 1,5 milhão por ano. No ano passado, o volume total de reúso na estatal foi de 82,2 milhões de m³, o que corresponde a 34,4% da demanda total de água doce.
Deixe seu comentário