NAO DELETAR
HMFLOW

REFAP ALCANÇOU NOVO RECORDE DE PRODUÇÃO DE DIESEL S-10 EM NOVEMBRO

A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), fechou novembro com um recorde histórico, produzindo 274,8 milhões de litros de diesel S-10. O número representa um crescimento de 7% acima em relação ao maior patamar até então, de 257 milhões de litros, registrado em agosto de 2023. A quantidade fabricada no mês seria suficiente para abastecer cerca de 920 mil ônibus urbanos, considerando um tanque médio de 300 litros. As vendas do combustível também avançaram, totalizando 277,2 milhões de litros em novembro.

Para o gerente geral da Refap, Marcus Aurelius Valenti, o desempenho reflete a expansão da demanda por diesel S-10 e o aumento da disponibilidade de combustíveis com menor teor de enxofre no país. “A Petrobrás vem atuando para elevar a produção de diesel S-10, com novos projetos e maior eficiência no uso dos ativos. Trabalhamos sempre de forma segura e competitiva, atendendo às necessidades do mercado e aos requisitos de qualidade dos derivados”, afirma.

A Refap tem capacidade para processar 35 milhões de litros de petróleo por dia e produz, além do diesel S-10 e S-500, gasolina, QAV-1 (JET), nafta petroquímica, GLP, propeno, cimento asfáltico de petróleo e óleo combustível.

Estamos modernizando o parque de refino, ampliando nossa capacidade e fortalecendo a eficiência operacional. Investir no refino é essencial para garantir o desempenho global das nossas unidades e atender à crescente demanda por combustíveis de qualidade”, acrescentou o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobrás, William França (foto).

O novo Plano de Negócios da Petrobras prevê US$ 15,8 bilhões para o segmento de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC) até 2030. No período do PN 2026–30, a companhia pretende ajustar o perfil de produção, aumentando a fatia de produtos com maior valor agregado. A participação do diesel no total processado deve subir de 40% para 45%, com redução do teor de enxofre e melhorias contínuas de qualidade.

Iniciativas estratégicas, como a conclusão do Trem 2 da Rnest (Refinaria Abreu e Lima) e o projeto Refino Boaventura, devem ampliar a capacidade de produção de diesel S-10 em 307 mil barris por dia até 2030, considerando volumes adicionais e a substituição do S-500 pelo S-10.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários