REFAP VAI APOIAR SENAI PARA QUALIFICAR SOLDADORES EM RS

A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) vai assinar um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para a implantação de um laboratório para certificação de soldadores, em Canoas (RS). O acordo deve ser selado na próxima quarta-feira (16/11), às 10h, na sede da refinaria. O laboratório contará com a supervisão e critérios da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS).

Até o momento, a certificação era obtida somente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Com o laboratório instalado no Rio Grande do Sul, os técnicos gaúchos podem se certificar de forma mais ágil e econômica, pois não precisarão mais esperar pelas vagas e nem custear despesas de deslocamento para outros estados.

O convênio prevê também a realização de cursos técnicos para a formação de 96 soldadores de tubulação, 48 caldeireiros, aplicação de processo de certificação ABRAMAN para 98 caldeireiros, além da formação e aplicação de certificação para 40 inspetores de solda nível 1. A parceria tem o objetivo de atender a necessidade de reverter à atual carência de mão de obra especializada existente no estado.

Os profissionais certificados poderão ser aproveitados nas obras de ampliação da Refap, em outras empresas da indústria do petróleo, gás natural, petroquímica e biocombustíveis, além de outros setores. O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) apoiará a parceria por meio de bolsas de estudos para os alunos desempregados, participantes dos cursos de formação de soldadores de tubulação e caldeireiros. O valor do investimento será superior a R$ 2 milhões.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of