REINO UNIDO COMPLETARÁ HOJE DOIS MESES SEM USAR O CARVÃO PARA GERAR ENERGIA

aqaqaaqA indústria nuclear do Reino Unido demonstrou sua flexibilidade e cultura de segurança inerente durante a crise do COVID-19, e deve ter um papel fundamental na recuperação econômica de baixo carbono do país. Esta afirmação é da  Associação Nuclear Mundial. O Reino Unido, que há apenas uma década obteve mais de 40% de sua eletricidade do carvão, passará hoje(9) a noite um marco significativo na produção de energia, pois, marcando dois meses inteiros sem esse combustível fóssil. A queda no preço das energias renováveis é parte de uma “mudança fundamental na economia de energia. Desde o início do ano, as energias renováveis representaram 30% da eletricidade do Reino Unido, os combustíveis fósseis, 35% e os nucleares, 18%,” disse Agneta Rising, diretora geral da associação.

Agneta Rising também  disse que a energia nuclear mostrou sua capacidade de responder à demanda reduzida de eletricidade durante o bloqueio como a única fonte flexível e de baixo carbono, formando a  geração de base. Todas as formas de geração de energia de baixo carbono serão necessárias para que o Reino Unido atinja sua meta de zero líquido até 2050, disse ela, mas sem nuclear, a descarbonização profunda não será alcançável. O Reino Unido não teria sido capaz de eliminar o uso de carvão para geração de energia sem a energia nuclear em seu mix de gerações, disse ela, acrescentando que o uso global de energia nuclear está crescendo e não diminuindo. A energia nuclear é responsável por um quinto da geração de eletricidade somente na União Europeia, suportando 1,1 milhão de empregos, enquanto 55 novos reatores estão em construção em todo o mundo.

Ao planejar a recuperação econômica pós-vírus, os governos devem levar em consideração os baixos custos do sistema de energia nuclear e o óbvio benefício disso para o consumidor e o contribuinte, afirmou Rising. Além disso, o investimento em energia nuclear é o investimento em uma transição para uma economia de baixo carbono com a criação de muitos novos empregos, acrescentou ela. Sobre o investimento em energia nuclear na recuperação pós-vírus, ele disse: “Temos as primeiras centrais elétricas em construção no Reino Unido, temos obras na Finlândia, na França, mas também na Europa Oriental, continuando novas Portanto, já temos um alto nível de novas construções, com mais de 50 reatores sendo construídos em todo o mundo. E, sim, a esperança é que isso agora acelere e aumente “.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of