REINO UNIDO FARÁ CONSULTA PÚBLICA PARA DECIDIR DESTINO DE COMBUSTÍVEL UTILIZADO

thorpO governo do Reino Unido lançou uma consulta pública para decidir como lidar com uma pequena quantidade de combustível utilizado com origem no exterior que permanecerá no país quando terminarem as atividades reprocessamento, em 2018. O país assinou vários contratos para reprocessamento no Thermal Oxide Reprocessing Plant (Thorp) e em instalações de Dounreay. O primeiro completou quase 95% de sua carteira de pedidos no exterior e o segundo já teve suas atividades de reprocessamento cessadas.

Um valor residual de 30 toneladas de combustível permanecerá quando Thorp fechar, incluindo cerca de duas toneladas atualmente detidas em Dounreay. Esses combustíveis são considerados economicamente inviáveis para reprocessar em Thorp antes de fechar ou já não são capazes de ser reprocessados.

A consulta sugere que a Autoridade de Desmantelamento Nuclear armazenar este combustível para posterior eliminação. Segundo a proposta, uma quantidade radiologicamente equivalente de resíduos será alocada e depois devolvida para o cliente como se o combustível tivesse sido reprocessado.

A consulta decorrerá até 28 de Maio de 2014. O governo irá considerar as respostas recebidas e, em seguida, publicar sua decisão, estabelecendo a forma como pretende prosseguir.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of