REINO UNIDO PRESSIONA O IRÃ A PARAR COM AS ATIVIDADES ILEGAIS DE ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO EM SUAS CENTRÍFUGAS

swswswswsswswddO Reino Unido continua empenhado em tornar o acordo nuclear com o Irã um sucesso e mantém as conversações em aberto e pede para  que   Teerã  interrompa todas as atividades que violem os termos do Plano de Ação Global Conjunto (JCPoA) e volte a cumpri-lo. As palavras são do disse  primeiro-ministro britânico Boris Johnson ao presidente iraniano Hassan Rouhani durante o telefonema. Enquanto isso, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, teria dito que o governo Biden não está disposto a comprometer mais os esforços para encorajar Teerã a manter conversações com os EUA.Johnson enfatizou a importância de o Irã  “aproveitar a oportunidade” apresentada pela disposição dos Estados Unidos  de retornar ao acordo se o Irã voltar a cumpri-lo. Johnson também “sublinhou a necessidade de o Irã cessar atividades desestabilizadoras mais amplas e ser uma força positiva na região do Golfo, ” segundo um comunicado oficial.

Rouhani disse a Johnson que os EUA não têm outra opção a não ser suspender as sanções econômicas contra Teerã. “Se estamos atrás da diplomacia,dedeedded o caminho está livre. É o levantamento das sanções e os Estados Unidos cumprindo seus compromissos, e não há outra opção”, Embora o novo governo dos EUA tenha manifestado sua vontade de voltar a aderir ao JCPoA, “falhou em tomar qualquer medida prática”, afirmou Rouhani( a esquerda). Ele  apontou para o fato de que a retirada dos EUA foi uma ação unilateral, dizendo que eles não negociaram sua saída do JCPoA e, portanto, não precisam negociar para entrar no acordo.

No início desta semana, Teerã rejeitou relatos da mídia sobre o contato entre o Irã e Washington, dizendo que “conversas muito estreitas” estão sendo mantidas, mas com outras partes do acordo nuclear e nenhuma com os EUA. No dia 4 de março, Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, anunciou um novo acordo com Teerã para um encontro cara a cara entre especialistas técnicos que acontecerá no início do próximo mês. Grossi disse que o objetivo do acordo é fazer com que a agência e o Irã parem de “se intrometer”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of