RELATÓRIO APONTA QUE NOVOS GASODUTOS PODEM ATRAPALHAR METAS AMBIENTAIS DOS EUA
Um novo relatório elaborado pelo grupo ambientalista Oil Change International, em parceria com outras 11 organizações, afirma que o projeto de construir 19 gasodutos para transportar gás de xisto de campos da Pennsylvania, Ohio e West Virginia está no sentido contrário da proposta do governo americano de reduzir suas emissões de gases poluentes.
A meta dos EUA é diminuir suas emissões em até 83% dos níveis registrados em 2005 até 2050. Mas os autores do relatório afirmam que a proposta dos 19 gasodutos são incompatíveis com esse objetivo. “Nossos cálculos mostram que o aumento do consumo de gás projetado pela Energy Information Administration (órgão americano) faria com que as emissões ultrapassem a meta climática dos EUA até 2040”, destaca o estudo.
Segundo o diretor executivo da Oil Change International, Stephen Kretzmann, o relatório mostra que, mesmo que totalmente eliminadas as emissões de carvão e petróleo, as emissões geradas pelo boom de gás natural por si só vão impedir os EUA de atingir sua meta ambiental. Os autores do estudo são favoráveis à adoção de fontes energéticas limpas, como as renováveis, o armazenamento da energia e tecnologia de gerenciamento de rede.
Deixe seu comentário