RELATÓRIO DA AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA APROVA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NUCLEARES DAS USINAS FRANCESAS

zazazzA Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou o relatório final de sua missão iniciada em  janeiro de 2018 na França para revisar o gerenciamento de resíduos radioativos e o descomissionamento no país. A equipe de revisão disse que ficou “impressionada com a natureza e a implementação do programa nacional francês”. A pedido do governo francês, a AIEA conduziu um serviço integrado de revisão de resíduos radioativos e programas de gerenciamento de combustível usado, desativação e remediação, chamados Artemis. As missões da Artemis fornecem pareceres e conselhos de especialistas independentes, provenientes de uma equipe internacional de especialistas. As revisões são baseadas nos padrões de segurança e na orientação técnica, bem como nas boas práticas internacionais.

A missão compreendeu 13 especialistas da Bélgica, Canadá, Cuba, Finlândia, Alemanha, Holanda, Espanha e Reino Unido, além de três funcionários da AIEA. A missão foi organizada pela Direção Geral de Energia e Clima com a participação de funcionários de várias organizações, incluindo a Agência Nacional de Resíduos Radioativos (Andra) e a Autoridade de Segurança Nuclear. O trabalho realizado  na França teve como objetivo ajudar o país a cumprir as obrigações da União Europeia, que exigem uma revisão por pares independente dos programas nacionais para o gerenciamento seguro e responsável do combustível usado e dos resíduos radioativos. Essas avaliações devem ser realizadas a cada 10 anos, no mínimo.

O relatório diz que “O consenso da equipe é que o programa nacional francês é abrangente e coerente ao promover a segurança em todo o espectro de leis, regulamentos e decretos, e sua implementação efetiva pelas organizações pertinentes de gerenciamento de resíduos. Consequentemente, não há recomendações feitas pela equipe, embora várias sugestões e melhores práticas sejam observadas. O programa francês de gerenciamento de resíduos radioativos e combustível irradiado é um dos programas mais antigos e maiores do mundo, com recursos proporcionais para garantir a eficácia na promoção da segurança e na implementação do programa, Independentemente disso, todos os programas devem manter uma certa vigilância para garantir que práticas eficazes sejam mantidas ou aprimoradas e permaneçam abertas a oportunidades de melhoria”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of