RELATÓRIO DA OPEP APONTA PARA AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE PETRÓLEO BRASILEIRO NA CHINA
O mais recente relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) destacou o crescimento das exportações brasileiras de óleo, ressaltando também a maior presença do produto nacional no mercado asiático. O documento afirma que a China, por exemplo, aumentou a compra do petróleo brasileiro, sobretudo o que é produzido nos campos de Marlim, Roncador e Lula.
“O aumento das exportações também ocorre em um momento de novos projetos na área do pré-sal. Em janeiro, a produção na área atingiu uma média de 1,28 milhões de barris por dia, representando cerca de 48% da oferta total de petróleo do país”, disse o relatório. A OPEP também afirma que o aumento das vendas do insumo brasileiro decorre dos preços de barril WTI mais baixos em comparação ao Brent. “Outro fator de apoio às exportações foi a redução das necessidades domésticas de petróleo, devido à recessão da economia nos últimos dois anos”, acrescentou.
Porém, esse cenário pode mudar em breve. O estudo indica que se as previsões de retomada da economia brasileira se concretizem, o volume de exportações nos próximos meses deve cair em relação ao início do ano. Isso porque com a economia aquecida, o consumo interno de petróleo tende a aumentar.
Deixe seu comentário