RELATÓRIO DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS APONTAM A GERAÇÃO NUCLEAR COMO AS DE MENOR CUSTO PARA EMISSÕES DE BAIXO CARBONO

deededddedA geração de eletricidade a partir de usinas nucleares é a tecnologia despachável de baixo carbono com os custos mais baixos, de acordo com o relatório Custos Projetados de Geração de Eletricidade 2020, publicado hoje (9) pela Agência Internacional de Energia e Agência de Energia Nuclear OCDE. De acordo com o relatório, estender a operação dos reatores existentes é altamente competitivo. Continua a ser não apenas a opção de menor custo para a geração adicional de baixo carbono, mas para toda a geração de energia em toda a linha. A Diretora Geral da Associação Nuclear Mundial, Sama Bilbao y León, disse que  “Investir no prolongamento da vida útil da atual frota de reatores nucleares deve ser um acéfalo. Em primeiro lugar, é a opção de eletricidade de menor custo, em segundo lugar, pode dar uma contribuição imediata e significativa para a criação de empregos no contexto do pós-COVID recuperação econômica e, terceiro – e tão importante – muitos países terão dificuldade em cumprir suas metas de descarbonização sem a contribuição das usinas nucleares existentes. “

O custo da energia elétrica de geração nuclear é menor no novo relatório 2020 do que na edição anterior, publicada em 2015. Isso mostra que a indústria nuclear está avançando com as lições aprendidas nos projetos recentes e está conseguindo fortalecer o know-how e cadeias de abastecimento necessárias para a conclusão bem-sucedida do projeto. Para a geração nuclear recém-construída, o custo estimado de longo prazo de geração de eletricidade  é inferior ao do carvão. Embora a geração a gás seja atualmente competitiva, esse não seria o caso se o custo das emissões de carbono resultantes fosse devidamente levado em consideração, ou se as usinas a gás fossem obrigadas a incluir a captura de carbono e o armazenamento de suas emissões.

O relatório conclui que os custos de geração de uma nova energia nuclear são competitivos com outras opções de baixo carbono, particularmente quando os custos do sistema de parcelas mais altas de geração intermitente são incluídos. Sob tais circunstâncias, os relatórios, ajustados por Valor para  nuclear,  quase não são afetados, enquanto a energia solar fotovoltaica sofre uma redução significativa no valor quando a participação das energias renováveis intermitentes no mix de geração é maior.

Sama Bilbao y León observou que “Alcançar a neutralidade do carbono exigirá uma profunda descarbonização do setor de geração de eletricidade. Embora os sistemas elétricos tenham sido amplamente capazes de acomodar a crescente parcela da geração renovável variável até o momento, aumentar ainda mais sua parcela trará desafios significativos no que diz respeito à confiabilidade, estabilidade, resiliência e custo. A geração nuclear continuará a ter um papel vital na garantia da estabilidade do sistema em uma combinação de geração de baixo carbono e econômica. “

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of