RENOVÁVEIS REPRESENTAM MAIOR PARTE DA GERAÇÃO INSTALADA EM 2015 NOS ESTADOS UNIDOS

Ethan ZindlerOs passos da maior potência do mundo tendem a ser replicados por todo o globo e assim parece que está acontecendo. Governos de todo o mundo vêm investindo pesadamente em energias renováveis, em um movimento semelhante ao que vive os Estados Unidos. De acordo com um relatório da Bloomberg, mais renováveis foram instaladas do que plantas geradoras com energia fóssil no país, no ano passado.

“2015 marcou claramente um ponto de virada para a energia americana”, disse Ethan Zindler (foto), que lidera nas Américas a divisão BNEF- Bloomberg New Energy Finance, durante uma conferência de imprensa. “Entramos em uma nova era aqui nos Estados Unidos”, afirmou Zindler.

Zindler apontou para o fato de que o gás natural está quase ultrapassado o carvão como a maior fonte de energia elétrica em os EUA, enquanto a energia eólica e solar têm aumentado em 57% acima dos níveis de 2008. No ano passado, o gás natural quase se colocou como maior gerador de energia nos Estados Unidos, responsável por 32% do todo gerado. A quebra dessa liderança histórica do carvão deve acontecer neste ano, já que a tendência é que os 34% alcançados em 2015 sejam ainda menores em 2016. Em 2005, a fonte fornecia metade da energia utilizada no país.

A queda em usinas de energia movidas a carvão é devido às forças do mercado, como o gás natural barato e abundante, bem como as políticas postas em prática, que são projetados para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of