REPSOL APRESENTA NOVO SISTEMA DE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NA OTC BRASIL

antonio perezNa indústria offshore, a possibilidade de vazamento de óleo representa sérios riscos ao meio ambiente e é razão para um constante investimento tecnológico em prevenção de acidentes por parte das empresas. É com essa perspectiva que a Repsol vem apresentando ao mercado e aos executivos da OTC Brasil 2015 nesta semana seu novo sistema de detecção precoce de vazamentos. A tecnologia desenvolvida pela companhia utiliza imagens de radar e câmeras de infravermelho para monitoramento de tubulações sem interrupções ao longo do dia, permitindo que as empresas antecipem a ocorrência de vazamentos e tomem as precauções devidas para evitar acidentes.

Iniciado em 2010, o projeto vem sendo apresentado ao mercado pelo pesquisador sênior da Repsol, Antonio Pérez Lepe (foto), e traz como principal inovação um sistema integrado de imagem e algoritmos para interpretação dos dados obtidos. Além disso, as câmeras instaladas têm uma alta sensibilidade para a captação de condições adversas, como a presença de produtos químicos diluídos na água.

O objetivo do projeto é auxiliar empresas na prevenção de problemas que podem se transformar em grandes desastres. O vazamento ocorrido no Golfo do México em 2010 serve como um claro exemplo do risco envolvido nas operações offshore, tanto no âmbito ambiental quanto no financeiro das companhias, que precisam despender enormes gastos para responder aos acidentes.

A Repsol já utiliza o sistema integrado em uma de suas plataformas no Mar Mediterrâneo e no complexo de refino em Tarragona, na Espanha. A tendência é de que a utilização da nova linha se expanda para todas as atividades offshore da companhia e seja adotado por outros players da indústria ao longo dos próximos meses.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of