RESERVATÓRIOS DO SUDESTE/CENTRO-OESTE CHEGARÃO A 47% NO FINAL DO SEMESTRE, PREVÊ GOVERNO

cmse

Reunião do CMSE foi realizada nesta semana

Os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste terão uma recuperação ao longo dos próximos seis meses, chegando a 47,1% em junho. A previsão foi apresentada nesta semana durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios em junho será 18 pontos percentuais maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ainda assim, o CMSE decidiu manter as medidas excepcionais para o atendimento à carga e a garantia do atendimento em 2022, cuja aplicação continuará a ser reavaliada periodicamente, em reuniões técnicas. Essa decisão foi tomada com base na necessidade de continuidade da recuperação dos armazenamentos de reservatórios de usinas hidrelétricas, nas restrições relativas aos usos múltiplos da água e nas incertezas intrínsecas associadas à evolução da estação chuvosa em 2022.

Em dezembro, foram verificados os seguintes armazenamentos equivalentes: Sudeste/Centro-Oeste (25,6%), Sul (42,8%), Nordeste (52,3%) e Norte (54,7%). A previsão para o fim de janeiro nessas regiões é de 40,0%, 34,2%, 70,6% e 52,9% da Energia Armazenada Máxima (EARmáx), respectivamente.

O CMSE também estabeleceu limite para o despacho adicional de recursos para atendimento ao Sistema Interligado Nacional, de modo que a geração total por termelétrica despachadas pelo ONS, já acrescidos dos montantes porventura importados, não ultrapasse 15.000 MWmédios, limitados a termelétricas que possuírem Custo Variável Unitário – CVU de até R$ 1.000/MWh.

Em casos de reconhecida necessidade sistêmica, advinda de indisponibilidades forçadas de equipamentos em base semanal, ou situações excepcionais devidamente justificadas, e com vistas ao atingimento dos cenários prospectivos apresentados ao CMSE, considerar-se-á como limite o valor de CVU de até R$ 1.500/MWh”, explicou o Ministério de Minas e Energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of