RICARDO PESSOA, DONO DA UTC, DEVERÁ DEPOR NA CPI DA PETROBRÁS
O dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa (foto), deverá depor ainda esta semana na CPI da Petrobrás. O executivo, considerado o chefe do “clube das empreiteiras”, é um dos investigados na Operação Lava-Jato por envolvimento em esquemas de propina e fraudes em contratos firmados com a estatal, e teve seu acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal na última semana. O presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), enviará ofício ao juiz Sergio Moro pedindo autorização para o depoimento de Pessoa.
O objetivo da convocação, acertada por Motta entre os partidos de base e de oposição, é manter a figura do executivo sob os holofotes, aproveitando o impacto que suas afirmações recentes vêm gerando no meio político. Nos depoimentos já prestados à Polícia Federal, Pessoa citou ao menos seis parlamentares, entre ele o ex-ministro de Minas e Energia e atual senador Edison Lobão (PMDB-MA), suspeito de ter solicitado repasses para o financiamento da campanha da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
A CPI realizará ainda acareações entre Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, Pedro Barusco e Renato Duque, e Barusco e João Vaccari Neto. Todos eles estão atualmente presos na Carceragem da Polícia Federal em Curitiba, e deverão ser conduzidos a Brasília para depor na Câmara dos Deputados.
Líder de outra empreiteira investigada na operação, Marcelo Odebrecht, preso desde o dia 19 de junho, teve seu pedido de habeas corpus negado nesta semana pelo Tribunal Regional da 4ª Região. A decisão foi tomada sob a alegação de que há provas e indícios de autoria suficientes para justificar a manutenção de sua prisão preventiva.
Deixe seu comentário