RIO DE JANEIRO CRIARÁ DISTRITO PARA SETOR DE TURBINAS
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, visando fortalecer o crescimento do setor de turbinas no estado, segmento aquecido por conta das necessidades da área de óleo é gás, planeja a criação de um distrito logístico na retroárea do aeroporto de Macaé.
O município possui o maior volume de demandas no setor em nível nacional. Porém, os componentes dessa cadeia produtiva têm sido desembarcados em Campinas (SP), e transportados em caminhões pela Via Dutra até as empresas instaladas no Rio de Janeiro.
As empresas que se instalarem no distrito vão ser beneficiadas com uma política de incentivo fiscal. Um grupo de trabalho foi criado e se reúne periodicamente com representantes do setor, com o objetivo de reduzir prazos e custos do transporte de peças e equipamentos do setor, tanto na importação quanto na exportação e transporte interestadual.
O subsecretário estadual de Energia, Indústria e Serviços, Marcelo Vertis (foto), informou que as empresas fabricantes estão tratando com o governo para que os subfornecedores de peças do segmento de turbinas se instalem no novo distrito. A Libra, operadora do aeroporto de Cabo Frio, é uma das empresas que deve se instalar no distrito. A companhia teria o objetivo de criar voos cargueiros diretos internacionais para atender o setor.
Deixe seu comentário