RIO DE JANEIRO PASSA A SER POLO DISTRIBUIDOR DE FERTILIZANTES ATRAVÉS DO PORTO DO AÇU
O Rio de Janeiro entrou no mapa do mercado de fertilizantes no Brasil graças ao Porto d Açu. O estado era o único da costa nacional do Rio Grande do Sul até a Bahia que ainda não realizava este tipo de movimentação em navios granel. A primeira movimentação foi realizada via Terminal Multicargas (T-MULT) e importou 25 mil toneladas de cloreto de potássio (KCL) para o interior Minas Gerais. Com origem em São Petersburgo, na Rússia, o navio MV PALEKH aportou no Açu há poucos dias. A operação foi possível devido à recente expansão do T-MULT, com a instalação de um novo armazém coberto. Apenas no primeiro ano de contrato, a expectativa é que 150 mil toneladas de fertilizantes sejam escoadas por este terminal, que possibilitará a conexão global do estado do Rio com os produtores destes insumos, principalmente para os estados que não possuem acesso ao mar.
João Braz, diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu, disse que “Fora da temporada de importação de fertilizantes, há também a possibilidade de estocar e movimentar outros tipos de produtos, como graneis sólidos agrícolas e minerais. Montamos dois galpões lonados, com área de 6 mil metros quadrados e capacidade para armazenar 25 mil toneladas de insumos por mês.” O Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes que consome. Com este serviço, o Porto do Açu quer atender a demanda interna, principalmente o mercado de Minas Gerais, nas regiões leste, sul e centro do estado, onde há uma grande base de distribuidoras instaladas.
Este projeto é considerado o embrião para a fase de industrialização do Porto do Açu no setor petroquímico, que será consolidada com a atração de indústrias para este ambiente de negócios do Norte Fluminense. O plano de ampliação do T-MULT, previsto para os próximos cinco anos, inclui aumento do cais e do pátio para granéis, a construção de um pátio dedicado a cargas gerais e contêineres e novos galpões para armazenamento.
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