CHINESES SE INSPIRAM EM REATOR AP100 DA WESTINGHOUSE E DESENVOLVEM NOVO REATOR CAP1400 DURANTE 12 ANOS

aqaqaqaaA State Power Investment Corp (SPIC) da China lançou oficialmente o projeto do reator CAP1400 após 12 anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Também conhecido como Guohe One, o projeto de 1400 MWe deve ser implantado em grande número em todo o país, bem como para exportação. O CAP1400 é uma versão ampliada do reator de água pressurizada AP1000 desenvolvido a partir do original da Westinghouse, com consultoria da empresa sediada nos Estados Unidos.

Zheng Mingguang(foto), engenheiro-chefe da SPIC e principal projetista do CAP1400, disse que o desenvolvimento do reator quebrou com sucesso uma série de “monopólios tecnológicos” com, por exemplo, as principais bombas, válvulas, vasos de pressão, geradores de vapor, reator internos, mecanismos de acionamento da haste de controle, grandes forjados, materiais de soldagem de grau nuclear, 690 tubos em forma de U e outros equipamentos importantes. Todos os principais materiais alcançaram “design independente e fabricação localizada“, com a taxa de localização geral do equipamentoxsxsx chegando a mais de 90%. Assim que a produção em massa do CAP1400 começar, o custo do projeto pode ser reduzido em cerca de 20%, disse ele.

Em setembro de 2014, o regulador nuclear chinês aprovou o relatório de análise de segurança preliminar do projeto CAP1400 após uma revisão de 17 meses. A construção de duas unidades de demonstração CAP1400 está em andamento na unidade de Shidaowan do Grupo Huaneng, na província de Shandong. A SPIC observou que o projeto de construção do projeto de demonstração CAP1400 está agora 99,2% concluído. A SPIC está promovendo a marca Guohe One para exportação e está discutindo potenciais parcerias com países como Turquia e África do Sul, disse Hao Hongsheng, gerente geral do departamento de energia nuclear da SPIC. Segundo ele, a tecnologia será competitiva no mercado global com um grau relativamente alto de segurança e baixo custo.O uso internacional do CAP1400 ainda depende do cumprimento dos padrões e requisitos específicos de cada país, mas a aprovação na revisão de segurança da Agência Internacional de Energia Atômica tornará esse processo mais fácil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of