RODADA DE CAMPOS MARGINAIS ESTÁ PREVISTA PARA FEVEREIRO

fernando-coelho-filhoO próximo leilão de blocos exploratórios, com a inclusão apenas de campos marginais onshore – a chamada “Rodadinha” –, deve ser realizado em fevereiro do ano que vem. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, durante reunião do conselho empresarial de energia elétrica da Firjan, no Rio de Janeiro.

A rodada recebeu a autorização do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no início este mês, com a inclusão de 13 blocos, sendo que as áreas inativas aprovadas para oferta ao mercado estão localizadas em três bacias: Recôncavo, Potiguar e Espírito Santo. O certame, no entanto, ainda depende da manifestação favorável dos órgãos de meio ambiente competentes.

Os campos que serão licitados são os seguintes: Conceição da Barra, Garça Branca, Rio Doce e Rio Mariricu, na Bacia do Espírito Santo; Iraúna, Noroeste do Morro Rosado, Urutau e Riacho Alazão, na Bacia Potiguar; e Araçás Leste, Fazenda Sori, Itaparica, Jacumirim e Vale do Quiricó, na Bacia do Recôncavo.

Coelho Filho falou ainda sobre os outros dois leilões previstos para 2017, ressaltando que espera a votação do projeto que modifica as regras de exploração do pré-sal na Câmara em outubro, de modo a facilitar o trabalho para a organização das próximas rodadas.

O leilão do pré-sal, que chegará à segunda edição, após a venda de Libra em 2013, prevê a oferta de quatro áreas contíguas a campos já descobertos, com reservas que excedem os limites dos blocos. Estão na lista os campos de Gato do Mato, na Bacia de Campos, e Carcará, Tartaruga Verde e Sapinhoá, na Bacia de Santos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of