ROMÊNIA PROCURA SITES PARA INSTALAÇÃO DE REATORES MODULARES COM APOIO DOS ESTADOS UNIDOS

aqaqqqaA empresa nuclear nacional romena Societatea Nationala Nuclearelectrica (SNN) recebeu uma concessão de US$ 1,28 milhão da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos  (USTDA) para uso na identificação de locais potenciais na Romênia para hospedar pequenos reatores modulares. O USTDA é uma agência governamental federal independente focada em conectar empresas dos EUA com oportunidades de exportação em mercados emergentes. A Nuclearelectrica disse que a doação da USTDA será usada para financiar o custo dos serviços necessários em conexão com o fornecimento de assistência técnica para uma avaliação preliminar de novas instalações nucleares compatíveis com SMR na Romênia, excluindo a usina nuclear de Cernavoda existente. Os fundos também serão usados no desenvolvimento de um roteiro de licenciamento para SMRs.

O CEO da Nuclearelectrica, Cosmin Ghita (foto principal), disse que “Além do desenvolvimento atual dos reatores 3 e 4, em Cernavoda, a SNN também está interessada em avaliar o desenvolvimento de pequenos reatores modulares como uma solução de longo prazo para desenvolver ainda mais a indústria nuclear romena. Estamos interessados em recursos como flexibilidade, modularidade e maior eficiência, que podem oferecer vantagens tanto para o sistema de energia quanto para os negócios após 2035. A concessão concedida pela USTDA nos permitirá explorar melhor a localização e a compatibilidade de tecnologia com a assistência técnica adequada e ter esse processo deedededed avaliação iniciado em tempo hábil para futuras tomadas de decisão.”

Para Todd Abrajano (foto à direita), diretor de operações da USTDA e chefe da agência, “A USTDA é um parceiro ideal para a Romênia, pois busca tecnologia de ponta em energia nuclear civil para suas necessidades futuras de energia. Nossa assistência criará laços mais fortes entre nossas respectivas indústrias e criará novas oportunidades de negócios para a indústria dos Estados Unidos em um mercado importante”.

A concessão da subvenção ocorreu após a assinatura, em outubro do ano passado, de um projeto de acordo intergovernamental entre os EUA e a Romênia sobre cooperação para expandir e modernizar o programa de energia nuclear da Romênia. As áreas identificadas para cooperação incluem a conclusão das unidades 3 e 4 de Cernavoda e a remodelação da unidade 1. Também prevê a cooperação no desenvolvimento de SMRs na Romênia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of