ROSATOM COMEÇA A COMISSIONAR A PRIMEIRA UNIDADE DA CENTRAL NUCLEAR TURCA DE AKKUYU
A primeira unidade da central nuclear de Akkuyu, na Turquia, está entrando na fase de comissionamento, com o objetivo de abastecer o sistema energético do país já em 2025, segundo a Rosatom. O Diretor Geral da corporação nuclear russa, Alexei Likhachev, disse que o trabalho na usina nuclear estava indo conforme o planejado, acrescentando que “Este ano iremos verificar completamente todos os sistemas, o circuito primário, realizar testes hidráulicos e carregar simuladores de combustível diretamente no reator.” A Agência Reguladora Nuclear da Turquia emitiu permissão para que a primeira unidade de energia de Akkuyu fosse comissionada em dezembro, e em fevereiro foi anunciado que o compartimento do reator havia sido preparado para a montagem controlada do reator – e o estator do gerador também havia sido instalado em seu pré-projeto posição.
Akkuyu, na província meridional de Mersin, é a primeira central nuclear da Turquia. A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200, sob o chamado modelo BOO (build-own-operate). De acordo com os termos do Acordo Intergovernamental entre a Rússia e a Turquia, o comissionamento da primeira unidade de energia da usina nuclear deve ocorrer no prazo de sete anos a partir do recebimento de todas as licenças para a construção da unidade. A licença para construção da primeira unidade foi emitida em 2018, iniciando-se nesse ano as obras . O combustível nuclear foi entregue ao local em abril de 2023. A central de 4800 MWe deverá satisfazer cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia, com o objetivo de que todas quatro unidades estarem operacionais até o final de 2028.
Durante a sua visita ao local na segunda-feira, Likhachev disse: “Estamos fazendo tudo para garantir que no próximo ano a primeira unidade da central nuclear de Akkuyu se torne parte do sistema energético da República da Turquia. Todos os nossos esforços e o trabalho das empresas turcas visam isso. São muitos aqui e demonstram, claro, grande profissionalismo e a mesma mobilização.” Na atualização sobre o andamento da obra, a empresa informou que especialistas estão instalando uma máquina de recarga que estará envolvida no carregamento e descarregamento de combustível do reator. Está também em curso a montagem dos motores elétricos das principais unidades de bombeamento de circulação, estando em funcionamento o armazém de combustível fresco e a primeira parte do centro de formação.
Deixe seu comentário