ROSATOM COMERCIALIZA UM PEQUENO REATOR NUCLEAR PARA ABASTECER POR 40 ANOS UMA MINA DE OURO NA RÚSSIA

SMROs pequenos reatores nucleares modulares (SMRs) já são uma realidade no mercado de energia. Um acordo assinado na Rússia pela Rosatom e pela Seligdar visa fornecer energia de uma usina nuclear de pequeno reator para desenvolver o depósito de ouro de Kyuchus, no nordeste da República de Sakha (Yakutia). O acordo é por 40 anos de fornecimento de energia elétrica de um reator RITM-200N, que entrará em funcionamento a partir de meados de 2028. A Seligdar usará pelo menos 35 MW de energia gerada no projeto Kyuchus, que pode ter reservas de ouro de pelo menos 175 toneladas. Seis reatores RITM já foram fabricados e usados na frota russa de quebra-gelos, mas este seria o primeiro em terra e “incorpora muitos anos de experiência operacional de pequenos reatores”, disse a Rosatom.

A data de comissionamento do SMR está prevista para 2028. Ele estaria localizado em Ust-Kuyga e “é projetado para fornecer energia a redes de energia isoladas ou territórios e consumidores remotos”. Para Evgeny Pakermanov, presidente da Rusatom Overseas, “ter um fornecedor industrial garantido de energia SMR neste estágio inicial é, sem dúvida, um fator importante para o sucesso comercial do projeto.”

Já o Presidente da Seligdar, Sergey Ryzhov, disse que “o desenvolvimento do depósito de Kyuchus é um projeto de referência não apenas para o PJSC Seligdar, mas para o desenvolvimento de toda a região do Ártico russo em geral”. Concordar em usar pelo menos 35 MW de energia nuclear foi uma das condições do leilão de outubro dos direitos de desenvolvimento do depósito. Com pouca infraestrutura na área de Kyuchus, o objetivo era que a energia nuclear permitisse não apenas desenvolver o campo, mas também fornecer energia aos territórios próximos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of