ROSATOM FABRICA O PRIMEIRO LOTE COMPLETO DE REABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL MOX PARA REATOR RÁPIDO BN-800

nnnnnnnnnnnnFoi concluída com êxito a  fabricação do primeiro lote de recarga completa de combustível misto de óxido de plutônio (MOX) para a unidade 4 da usina nuclear de Beloyarsk,  na Rússia. A operação foi  concluída pela Mining and Chemical Combine (MCC), em Zheleznogorsk. Os 169 conjuntos de combustível foram aceitos pelo operador Rosenergoato,  que confirmou que a remessa está pronta para o embarque. A TVEL, subsidiária fabricante de combustível da estatal russa Rosatom, fornecerá o combustível MOX novo para Beloyarsk 4, enviando as remessas durante o restante deste ano. O reabastecimento no reator BN-800 está programado para janeiro de 2021. A mudança para o carregamento completo do núcleo com combustível MOX está programada para ser concluída no início de 2022, disse a TVEL.

O reator BN-800 foi lançado inicialmente com um núcleo híbrido, parcialmente carregado com combustível de urânio produzido pela Elemash, nas instalações da TVEL, na região de Moscou. A MCC iniciou a produção em lote de combustível MOX no final de 2018. O primeiro lote em série de 18 conjuntos foi carregado no núcleo do reator no final de 2019, e o restante do combustível fresco foram feixes de urânio enriquecidodisse . “A partir do reabastecimento mais próximo, o núcleo do BN-800 será carregado com combustível MOX novo”, Alexander Ugryumov, vice-presidente de pesquisa e sfddsddesenvolvimento da TVEL. “Ao mesmo tempo, a TVEL, juntamente com a Mining and Chemical Combine, continuará o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de combustível MOX”.

A linha de produção de combustível MOX da MCC – localizada em uma mina a 200 metros de profundidade – foi construída como parte do projeto russo ‘Proryv’, ou Breakthrough, para permitir um ciclo fechado de combustível nuclear. O objetivo final é eliminar a produção de resíduos radioativos da geração de energia nuclear. O reator BN-800 foi levado à potência mínima controlada pela primeira vez em junho de 2014, quando a operação comercial foi planejada para o final daquele ano. No entanto, em dezembro de 2014, a Rosenergoatom anunciou que o combustível nuclear da unidade, primeiramente  mais desenvolvido mais. Ele foi trazido novamente ao nível mínimo de energia controlada em agosto de 2015 e novamente em novembro de 2015, sendo finalmente conectado à rede em 10 de dezembro de 2015. O reator 789 MWe entrou em operação comercial em 31 de outubro de 2016.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of