ROSATOM FECHA ACORDOS NUCLEARES COM CUBA, TUNÍSIA, JORDÂNIA E FINLÂNDIA
A estatal russa Rosatom está aproveitando bastante a 60ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que acontece esta semana na Áustria, e já fechou quatro acordos internacionais no setor nuclear até agora, com Cuba, Tunísia, Jordânia e Finlândia.
Os acordos de maior relevância foram feitos com Cuba e Tunísia, com o foco no desenvolvimento pacífico da energia nuclear, ainda sem detalhes sobre a possibilidade de serem construídas usinas nos dois países.
Já com a Jordânia, houve um memorando focado em educação e capacitação de mão de obra para a implantação do programa de energia nuclear naquele país, enquanto que com a Finlândia, onde a Rosatom está construindo a usina de Hanhikivi, foi fechado um acordo para medidas práticas de respostas rápidas em casos de acidentes, não apenas na usina, mas também com material radioativo.
Outra conquista da estatal russa no evento foi o reconhecimento por parte da AIEA em relação ao Instituto de Pesquisas de Reatores Atômicos da Rússia, que foi certificado pela agência como um centro internacional para reatores de pesquisas (ICERR, em inglês).
“O status, somente dado para duas instituições no mundo até hoje, vai permitir o aumento do intercâmbio e da transferência de conhecimento sobre esse tipo de reator e todas as soluções que eles podem gerar, em áreas diversas como medicina e agricultura”, afirmou a Rosatom em nota.
Deixe seu comentário