ROSATOM, FRAMATOME E A GE STEAM POWER FORMAM CONSÓRCIO PARA CONSTRUIR A USINA NUCLEAR NA BULGÁRIA
A empresa nuclear estatal russa Rosatom assinou memorandos de entendimento com a francesa Framatome e a GE Steam Power, dos Estados Unidos, formando um consórcio para participar da licitação para construir a usina nuclear de Belene, na Bulgária. Como parte dos acordos, a Rosatom afirmou que, para se tornar um investidor estratégico no projeto por meio de um processo competitivo, a GE seria considerada parceira de um grupo gerador e gerador de turbina com base em Arabelle e equipamento do local da turbina, enquanto a Framatome seria considerada como o principal parceiro dos sistemas de instrumentação e controle da planta de Belene.
Os memorandos foram assinados por Kirill Komarov, primeiro vice-diretor geral de desenvolvimento corporativo e negócios internacionais da Rosatom, Frédéric Lelièvre, vice-presidente executivo sênior da Framatome, encarregado de vendas e plataformas regionais, e Michael Keroulle, presidente da GE Steam Power. O projeto Belene, no norte da Bulgária, inclui a construção de duas unidades de 1000 MWe, cada uma usando o projeto russo VVER-1000 / V-466, que é um reator de água pressurizada com quatro alças de circulação. Os trabalhos preliminares do local começaram em 2008 e os contratos de componentes, incluindo grandes peças forjadas e sistemas de instrumentação e controle, foram assinados com fornecedores, mas o projeto foi retido por problemas de financiamento.
Em dezembro do ano passado, o ministério da energia búlgaro anunciou que havia selecionado cinco dos 13 candidatos para participar do projeto de construção de Belene. A China National Nuclear Corporation, Rosatom e a Korea Hydro & Nuclear Power Co foram selecionadas como potenciais investidores estratégicos no projeto. A Framatome e a General Electric, que haviam manifestado interesse em fornecer equipamentos e em providenciar financiamento para o projeto, também foram selecionadas. O governo búlgaro afirmou que terá uma participação majoritária no projeto Belene, que espera concluir em 2030.
“Os memorandos de entendimento assinados sublinham um nível continuamente alto de confiança entre nossas empresas”, afirmou Komarov. “Estou certo de que a cooperação internacional entre os líderes da indústria nuclear ajudará a criar as melhores condições financeiras e técnicas para a implementação da usina nuclear de Belene.”
A Rosatom observou que já colaborou com sucesso com a Framatome e a GE em projetos internacionais, incluindo a usina nuclear Paks-II na Hungria e a usina Hanhikivi-1 na Finlândia. Ele disse que a cooperação com a GE é realizada no âmbito do projeto Akkuyu na Turquia e do projeto El-Dabaa no Egito. A AAEM, uma joint venture entre a GE e a Atomenergomash, subsidiária da Rosatom, é fornecedora de equipamentos para a ilha de turbinas de cada planta.
Deixe seu comentário