ROSATOM PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES PARA ATENDER A MINERADORA GIGANTE NORILSK | Petronotícias





ROSATOM PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES PARA ATENDER A MINERADORA GIGANTE NORILSK

ROSATOMA Rosatom da Rússia e a Norilsk Nickel vão estudar opções e locais para um pequeno reator nuclear. O acordo, assinado pelo Diretor Geral da Rosatom, Alexei Likhachev ( direita) e pelo Presidente da Nornickel, Vladimir Potanin (esquerda), também considerará a infraestrutura que será necessária para a construção e operação de qualquer nova planta. O desenvolvimento da região industrial de Norilsk e da Norilsk Nickel,  significa que será necessária mais geração de eletricidade além de 2030, disse Potanin. Ele acrescentou dizendo que ” A solução poderia ser uma usina nuclear,  uma fonte segura de energia com impacto mínimo no meio ambiente. A cooperação com a Rosatom permitirá que a Norilsk Nickel obtenha acesso a tecnologias energéticas avançadas e desenvolva o uso de energia de baixo consumo. alimentar usinas nucleares em regiões remotas da Rússia.” A Norilsk é uma empresa diversificada de mineração e metalurgia e também é a  maior produtora mundial de paládio e níquel de alta qualidade, além de uma grande produtora de platina e cobre. A empresa também produz cobalto, ródio, prata, ouro, irídio, rutênio, selênio, telúrio e outros produtos.

Likhachev disse que a opção de uma pequena planta de reator modular (SMR),  baseada na mais recente unidade de reator RITM-400, pode ser a prioridade, pois  consideram o projeto mais adequado para a região: “oferecem uma fonte confiável de eletricidade com tarifas previsíveis a longo prazo para os consumidores.  Além disso, a energia nuclear pode dar uma contribuição significativa para a luta contra as alterações climáticas devido à ausência de emissões de CO2 durante o período energético. processo de geração, que é extremamente importante para os territórios do norte do

Norvilsk é considerada, pela exploração mineral, uma das cidades mais poluidas do mundo

Norilsk é considerada, pela exploração mineral, uma das cidades mais poluidas do mundo

nosso país. Isto significava que tais soluções energéticas eram procuradas por grandes consumidores industriais”.

O sistema de energia para a região remota é independente, administrado pela Norilsk-Taimyr Energy Company, parte do grupo Norilsk Nickel. A cidade de Norilsk fica dentro do Círculo Polar Ártico, no norte da Rússia, e tem uma população de mais de 170 mil pessoas. O RITM-400 proposto é um reator de água pressurizada de 80 ou 90 MW e seria uma continuação dos reatores RITM-200, baseados nos reatores usados na mais nova frota de quebra-gelos nucleares. A Rosatom já está em processo de implementação de um projeto para construir um SMR em Yakutia, também no norte da Rússia, que será utilizado para empreendimentos industriais nas indústrias minerais, bem como para um desenvolvimento mais amplo da região. Na semana passada, o conselho científico e técnico da Rosatom aprovou o projeto do RITM-200N – 190 MWt/55 MWe – proposto para a instalação piloto em Yakutia, que está prevista para ser comissionada em 2028.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of