ROSATOM PROMOVE SEMINÁRIO NA BOLÍVIA PARA APRESENTAR SUAS TECNOLOGIAS NUCLEARES
A energia nuclear vem conquistando um espaço importante na matriz energética mundial nos últimos tempos. Uma das principais razões é a preocupação geral com o aquecimento global, que leva todos em busca de soluções que diminuam a emissão de gases do efeito estufa. A estatal nuclear russa Rosatom tem buscado aumentar seu mercado na América do Sul e nesta semana realizou um seminário na Bolívia para para apresentar suas tecnologias.
O evento foi organizado após os acordos recém fechados com o Ministério local de Hidrocarbonetos e Energia. Entre os projetos que devem sair do papel a partir do acordo entre empresa e governo está a construção do Centro de Ciência e Tecnologia nuclear.
“É um empreendimento revolucionário, que vai trazer um avanço tecnológico para o país. A construção desse Centro abre possibilidades para usar tecnologias nucleares modernas para os beneficiar o povo Boliviano, tanto na medicina, como na agricultura e na investigação científica. O presidente Evo Morales pediu que esse projeto fosse feito rapidamente e nós só podemos agradecer à Rosatom por todo apoio que estão nos dando para poder realizar um projeto tão ambicioso”, afirmou o ministro Luis Alberto Sanchez (foto).
O embaixador russo Alexey Sazonov aproveitou a ocasião para destacar as diversas utilizações da tecnologia nuclear. Ela nos permite lutar de forma eficaz contra doenças oncológicas, estimular o desenvolvimento da agricultura e da ciência”, reforçou.
Deixe seu comentário