ROSATOM RECEBE LICENÇA PARA CONSTRUIR PRIMEIRA USINA COM REATOR MODULAR PARA ATENDER MINI-CIDADE NO ÁRTICO

dededA Rosatom recebeu verde  e foi licenciada para construir a primeira usina SMR da Rússia em terra. A planta, baseada no projeto do reator RITM-200, está programada para operar na cidade russa de Usk-Kuyga, no Ártico a partir de 2028. O vice-presidente da companhia, Oleg Sirazetdinov, disse que  “Alcançamos outro marco no projeto de construção de uma usina nuclear na região de Yakutia.”  A licença vem de um departamento do Serviço Federal de Supervisão Ambiental, Tecnológica e Nuclear, Rostekhnadzor , que trata da segurança radiológica em um contexto inter-regional. Usk-Kuyga é uma cidade de cerca de mil  habitantes na costa ártica do extremo leste da Rússia, na República da Yakutia. O governo regional concordou em levar até 50 MWe da produção da usina.

Em novembro do ano passado, a Rosatom disse que vinha trabalhando em “vários levantamentos de engenharia para avaliar a adequação do local escolhido, incluindo um levantamento hidrometeorológico, um levantamento ambiental, um levantamento geodésico e um levantamento geológico”. Na semana passada  a empresa disse que a maior parte do trabalho de pesquisa no local de construção da estação foi concluída, e uma versão preliminar da avaliação de impacto ambiental e os materiais de comprovação da licença foram desenvolvidos. Audiências públicas em Ust-Kuyga em junho apresentaram informações sobre o impacto ambiental da planta planejada.

Com o início da construção planejado para 2024, Sirazetdinov disse que a nova licença “é um passo importante para o sucesso da implementação do projeto. Os novos reatores estão programados para gerar energia em 2028. Os reatores RITM são uma família de reatores de água pressurizada integrados projetados por OKBM Afrikantov que são normalmente usados em pares. Versões do projeto já são usadas em três dos mais recentes quebra-gelos – Arktika , Sibir e Ural – e são propostas para usinas nucleares flutuantes. A construção em Usk-Kuyga será a primeira implantação da versão adaptada para uso em terra.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of