ROSNEFT FECHA ACORDO COM PDVSA PARA EXPLORAÇÃO DE GÁS NATURAL NA VENEZUELA
A Venezuela vive uma crise sem precedentes e um dos pilares para os problemas econômicos enfrentados está no valor do barril de petróleo. O combustível fóssil é a maior fonte de renda para o país e um novo acordo volta a animar o setor local. A Rosneft, companhia estatal russa do setor de óleo e gás, assinou a criação de uma joint-venture com a estatal venezuelana PDVSA para desenvolver blocos de gás natural.
O empreendimento é composto inicialmente por três campos offshore – Patao, Mejillones e Rio Caribe -, com investimentos divididos igualmente entre as estatais. “A produção de gás nos três campos deverá ser de até 25 milhões de metros cúbicos por dia (9 bilhões metros cúbicos por ano), proporcionando o potencial para desenvolver um gasoduto de classe mundial, voltado para a exportação ou projetos de Gás Natural Liquefeito”, trazia o comunicado da Rosneft.
A assinatura faz parte do processo iniciado em junho do ano passado, quando o alinhamento entre Venezuela e Rússia foi fechado, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. As estatais já contam com trabalhos em conjunto para prospecção de óleo na Venezuela. No último acordo, a operação será um trabalho realizado pela Rosneft.
Deixe seu comentário