ANEEL ADIA PREVISÃO DE INÍCIO DE OPERAÇÃO DE ANGRA 3 PARA JANEIRO DE 2021

usina angra 3Com obras paradas desde setembro e sem soluções a curto prazo, a usina nuclear de Angra 3 teve sua previsão de início de operação adiada mais uma vez. Segundo avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a unidade deve começar a operar comercialmente apenas em janeiro de 2021. Antes previsto para julho de 2020, o início das atividades da usina segue sendo adiado devido ao imbróglio que hoje toma a construção do complexo, em Angra dos Reis. Sem pagamentos por parte da Eletronuclear, que deixou de receber repasses do governo, seis das sete empresas do consórcio Angramon já deixaram o projeto, que hoje conta apenas com a Empresa Brasileira de Engenharia (EBE).

O novo cronograma ainda deverá ser confirmado pela estatal de energia nuclear, que fará reunião nesta segunda-feira (22) para decidir se segue ou não à previsão firmada pela Aneel. Tudo indica que o prazo, originalmente previsto pelo Plano Decenal de Energia (PDE) para janeiro de 2019, será novamente adiado.

O cenário é de poucas perspectivas, e as atenções se voltam para a possibilidade da entrada de capital privado no empreendimento, que está com suas obras paradas desde setembro do último ano, quando a Andrade Gutierrez parou a construção e demitiu milhares de trabalhadores por não receber pagamentos da Eletronuclear. O Petronotícias obteve informação exclusiva de que hoje estão sendo avaliados investimentos estrangeiros para a usina, que poderia receber aportes da chinesa CNNC, da francesa EDF ou da russa Rosatom.

Entre os detalhes que vêm sendo estudados está a forma como a companhia pagará à Andrade Gutierrez o que ela ainda tem por receber, mantendo os pagamentos até a conclusão das obras civis do projeto. A solução avaliada é fechar o financiamento com a empresa estrangeira para garantir o término da construção, permitindo à investidora o direito à venda da energia gerada pela usina durante um determinado período de tempo.

3
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
AlmerindoFabioKalashinikov Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Kalashinikov
Visitante
Kalashinikov

Ou seja, brasileiros trabalhando nessa obra serão poucos e o “know-how” mais uma vez estará em mãos estrangeiras. E dessa forma perpetuamos o ciclo de eterna dependência internacional na área nuclear! País sem vergonha!!!

Fabio
Visitante
Fabio

Pouca vergonha mesmo!!! Também por parte das empreiteiras, que ambiciosamente pagou propinas para se obter vantagens!!! Que a PF investigue e prenda os irresponsáveis.

Almerindo
Visitante
Almerindo

Meus Caros, é mesmo uma vergonha a que ponto chegou o nosso país. Mas não podemos nos esquecer que atrás de todo corruptor há um corrupto. E há aí uma inversão de papéis. No Brasil, para que uma empresa firme contrato com uma estatal há sempre a figura do funcionário que condiciona a concessão do mesmo mediante o pagamento de um percentual, seja para um Diretor, para um Partido Politico, ou ambos. O país está podre, mas a culpa não é unicamente de empreiteiras. Por que não existe corrupção quando o contrato é entre estas e uma empresa privada?