PREOCUPAÇÕES COM EXPLORAÇÃO DA BP NA AUSTRÁLIA FAZEM PROJETO SER SUBMETIDO À ANÁLISE PELO SENADO

Lyndon SchneidersA exploração de petróleo na Grande Baía Australiana ainda passará por mais procedimentos legais até a instalação de sondas exploratórias. O processo de obtenção de liberações para a British Petroleum terá uma nova fase no Senado, onde será feito um questionamento formal sobre os planos para a área.

“A convocação se coloca como uma boa oportunidade para um escrutínio geral sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais do plano de perfuração na Grande Baía Australiana, especialmente com a situação econômica precária que a companhia passa”, afirmou Lyndon Schneiders, diretor da Wilderness Society National (Sociedade Nacional da Natureza Selvagem, em livre tradução).

O primeiro plano desenvolvido pela companhia britânica foi rejeitado pela NOPSEMA, autoridade australiana de óleo e gás offshore. As falhas apresentadas pelo projeto, no entanto, não foram divulgadas publicamente. Entre as obrigatoriedades impostas estão um plano prévio para riscos e de emergência para possíveis vazamentos de óleo.

Há uma preocupação muito grande com as possíveis perdas em pescaria, vida marinha e turismo. Os danos naquela área podem ter implicações também no Estreito de Bass e no Mar da Tanzânia. O histórico da BP não colabora junto à opinião pública, já que foi responsável pelo maior derramamento de petróleo na história, em 2010, com 800 milhões de litros perdidos no Golfo do México.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of