ROSNEFT PRETENDE PERFURAR AO MENOS SETE NOVOS POÇOS NA BACIA DO SOLIMÕES ATÉ 2019
Com um novo ativo em mãos, a Rosneft deu início a seus projetos de exploração na Bacia do Solimões. A companhia russa firmou compromisso com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para perfurar ao menos sete novos poços na região até 2019, com foco na avaliação das descobertas de gás natural, e já lançou concorrência para contratar o primeiro levantamento sísmico desde que adquiriu a área da PetroRio, no ano passado. Aprovados recentemente pela agência, os planos de avaliação de descobertas estabelecem a perfuração de outros oito poços e a realização de testes com novas análises de reservas.
A expectativa é de que, com a aquisição de dados da bacia por meio da licitação, a petroleira aprofunde o conhecimento acerca das seis descobertas de gás natural na área. Além disso, o projeto busca definir as melhores áreas para iniciar a perfuração de poços. A empresa, que se tornou operadora única de 16 blocos de petróleo e gás na bacia, adquiriu os ativos em um acordo concluído no último mês de outubro por US$ 55 milhões.
Quando operava os ativos da região, a HRT – que viria a se tornar PetroRio – perfurou onze poços na Bacia do Solimões, dos quais oito apresentavam indícios da presença de gás. A companhia chegou a anunciar, em 2013, uma estimativa de produção de aproximadamente 4,5 milhões de m³ diários. A operação na área, no entanto, enfrenta dificuldades de monetização devido aos desafios para o aproveitamento e transporte do gás extraído.
FALTAM ESTUDOS NO BRASIL SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DE FONTES NÃO CONVENCIONAIS # NÃO AO FRACKING!! Jornal GGN – A exploração de fontes não convencionais de óleo e gás está se tornando uma realidade em diversos países. Mas as preocupações a respeito dos riscos e impactos ambientais são diversas. O temor é que a técnica utilizada para a extração do combustível possa contaminar o solo e os lençóis freáticos. No Brasil, a questão ainda carece de estudos próprios. Os não convencionais foram a leilão em 2013, na 12ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). No entanto, sem uma… Read more »
A GRANDE FARSA DO GÁS DE XISTO # FRACKING Energia barata versus poluição prolongada: nos EUA, o dilema da exploração de gás e petróleo de xisto não atormentou os industriais nem o poder público. Em menos de uma década, essas novas reservas recolocaram o país no crescimento, doparam o emprego e restabeleceram a competitividade. Mas e se for apenas uma bolha? Se crermos nas manchetes da imprensa norte-americana anunciando um boomeconômico graças à “revolução” do gás e do petróleo de xisto, o país logo estará se banhando em ouro negro. O relatório de 2012, “Perspectivas energéticas mundiais”, da Agência Internacional… Read more »
FRATURAMENTO HIDRÁULICO # EQUÍVOCO OU MEIA VERDADE? Esclarecendo o tema central desse trabalho, que tem como objetivo dirimir as diversas declarações incisivas de algumas das nossas autoridades em eventos públicos, inclusive na Câmara dos Deputados, sobre o domínio técnico das operações de Fraturamento Hidráulico, quando o tema central tratado é a Exploração do Gás de Folhelho ou Gás Não Convencional “SHALE GAS”, salientando que: “O BRASIL FAZ FRATURAMENTO HIDRÁULICO HÁ CINQUENTA ANOS, SEM NENHUM PROBLEMA.” É UM EQUIVOCO OU UMA MEIA VERDADE? https://www.facebook.com/media/set/?set=a.684743154934715.1073741826.254773444598357&type=3 FRATURAMENTO HIDRÁULICO # RISCOS E CONSEQUÊNCIAS https://www.youtube.com/watch?v=k7KJrAikcec (Legendado) FRATURAMENTO HIDRÁULICO # SEUS RISCOS • Fracking en Argentina… Read more »