RÚSSIA AMEAÇA AUMENTAR PREÇO DO GÁS NO MERCADO EUROPEU APÓS SER PRESSIONADA POR SANÇÕES
A relação da Rússia com o resto do mundo está se deteriorando a passos largos depois da queda do avião da Malasya Airlines, com 298 pessoas a bordo, em meio ao conflito da Ucrânia, mas agora o gigante soviético ameaçou a Europa com o aumento do preço do gás, caso as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia sigam adiante.
Hoje a Europa é bastante dependente do gás russo para seu abastecimento energético, sendo um terço do total consumido pelo continente proveniente da Rússia. No pacote de sanções anunciado terça (29), estão incluídas áreas como energia, tecnologia, finanças e defesa.
Além de bancos e empresas do setor de armas, o setor de petróleo também pode ser afetado. Dentre as medidas previstas, está uma barreira à negociação de tecnologias utilizadas na exploração petrolífera.
Apesar do pronunciamento oficial do governo, que classificou as sanções anunciadas por Bruxelas como “um passo impensado e irresponsável”, o presidente russo, Vladimir Putin (foto), ainda não fez declarações sobre o assunto.
Deixe seu comentário