RÚSSIA VAI CONSTRUIR SUPER NAVIO QUEBRA-GELOS MOVIDO A ENERGIA NUCLEAR

QAQAQA subsidiária da Rosatom, FSUE Atomflot, e a construtora de navios Zvezda, assinaram um contrato para a construção do quebra-gelo nuclear Leader, como parte do Projeto 10510 que vai construir   o primeiro quebra-gelo LC-110. O Leader  será capaz de romper o gelo com mais de 4,5 metros de espessura. O Zvezda Shipbuilding Complex foi contratado para este projeto encomendado pela Rosatom.  De acordo com os termos do acordo, o navio deverá estar pronto em 2027. O contrato foi assinado remotamente por Mustafa Kashka(foto), diretor geral da Atomflot, com sede em Murmansk, e Sergey Tseluyko, diretor geral da Zvezda, que está em Vladivostok.

Kashka disse que o Leader será equipado com dois reatores nucleares RITM-400 avançados desenvolvidos por especialistas da Rosatom, dando à embarcação uma capacidade total de 120 MW, o que permitirá superar gelo com mais de 4 m de espessura: “O comissionamento deste quebra-gelo nuclear nos permitirá garantir operações seguras e regulares na região leste do Oceano Ártico, navegação durante todo o ano nas águas da Rota do Mar do Norte e novas possibilidades para a criação de rotas comerciais de alta latitude.”

As principais características do projeto do quebra-gelo nuclear do Projeto 10510 são: capacidade de 120 MW (nos eixos da hélice); uma velocidade máxima de 22 nós (em água limpa); comprimento de 209m e largura de 47,7m; uma penetração máxima no gelo de 4m; e deslocamento de cerca de 69.700 toneladas. Além de dois reatores RITM-400, seu principal equipamento de energia consiste em uma unidade de turbina a vapor equipada com quatro turbogeradores, cada um com uma capacidade de 37 MW; e um sistema de propulsão elétrica equipado com quatro motores de hélice, cada um com uma capacidade de 30 MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of