RÚSSIA DECIDE EXPANDIR COOPERAÇÃO NUCLEAR COM O IRÃ
A Rússia concordou em continuar e expandir a sua oferta de serviços de consultoria ao Irã para a operação da usina nuclear de Bushehr. A Autoridade Regulatória Nuclear Iraniana (INRA) assinou um protocolo com a Rostechnadzor, equivalente russa, que define a direção de uma maior cooperação entre as partes.
O documento foi assinado após uma reunião entre o presidente da Rosatechnadzor, Alexey Aleshin, e o diretor-geral do INRA, Naser Rastkhah (foto). No encontro, eles compartilharam informações sobre a situação de segurança nuclear em ambos os países, resumiram os resultados provisórios de cooperação interinstitucional e discutiram as perspectivas futuras.
A unidade Bushehr 1 entrou em operação comercial em setembro do ano passado, após a assinatura, em abril, de um protocolo para a construção de mais dois reatores no local. O contrato de construção é esperado para ser assinado ainda este ano, juntamente com um acordo intergovernamental para outros oito reatores.
Em junho, a Rostechnadzor anunciou que também concordou em elaborar um novo acordo interinstitucional com a Administração Nacional de Segurança Nuclear da China.
Deixe seu comentário