RÚSSIA E ARÁBIA SAUDITA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO EM PETRÓLEO E GÁS
O momento na indústria de petróleo e gás é de união. Diversas empresas tem buscado formar joint ventures para aliar expertises e diminuir custos. O exemplo também está sendo seguido por governos, que vêm firmando acordos para promover o diálogo sobre energia. Na última quinta-feira (26), os dois maiores produtores de petróleo do mundo, a Rússia e Arábia Saudita, definiram a criação de um grupo de trabalho conjunto de cooperação em petróleo e gás.
“Nós valorizamos muito nossa interação dentro de consultas sobre a situação no mercado de petróleo entre a Opep e produtores líderes não membros”, disse o ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak (foto), durante uma reunião entre autoridades de ambos os governos, em Moscou.
A Arábia Saudita lidera a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que, em junho, se recusou a diminuir a produção de petróleo, forçando uma baixa no valor do barril devido ao excesso do insumo no mercado. Explorações mais complexas se tornaram inviáveis devido ao preço do petróleo e tiveram de ser suspensas ou canceladas em todo o mundo.
A Rússia não faz parte da Opep e também vem sofrendo com o barril negociado abaixo de US$ 50. Até o momento o país não fez cortes na sua produção por estar buscando aumentar sua participação de mercado e uma diminuição de produção poderia fazê-la perder terreno.
Deixe seu comentário