RÚSSIA E PAQUISTÃO CHEGAM A UM ACORDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM GASODUTO LIGANDO OS DOIS PAÍSES

EDEDEWO Paquistão concordou em conceder o controle de gestão do projeto do Pakistan Stream Gas Pipeline (PSGP) à Rússia por meio de uma empresa de propósito específico. Os paquistaneses dizem que fazem um grande esforço para fomentar a parceria estratégica. O presidente russo, Vladimir Putin,  também expressou grande interesse no projeto que fornecerá gás importado para Punjab, já que ambos os lados consideraram o esquema uma oportunidade para impulsionar o relacionamento econômico e estratégico. Este projeto marcará o surgimento da entrada russa no Paquistão após décadas. OI primeiro passo fundamental foi a criação da Oil and Gas Development Company (OGDC) e da Pakistan Steel Mills (PSM), a maior siderurgia do Paquistanesa(foto a direita). A dependência do Paquistão do GNL está aumentando à medida que ajuda a atender à crescente demanda por gás. A produção local de gás está caindo 6,5% ao ano e precisa suprir o déficit na temporada de inverno.

A política externa do Paquistão favoreceu os Estados Unidos em vez de manter um equilíbrio entre Washington e Moscou. Embora os dois países não tenham R4R4R4RRavançado muito nas relações econômicas, Paquistão e Rússia firmaram acordos de cooperação militar.  Após a resolução da disputa comercial, os dois países encontraram uma forma de dar continuidade ao projeto do gasoduto. Ficou decidido que os recursos arrecadados por conta do Fundo de Desenvolvimento de Infraestrutura de Gás (GIDC) seriam gastos na implantação do Gasoduto Norte-Sul, hoje PSGP.

Os dois países desenvolveram uma nova estrutura sob a qual o Paquistão deteria a participação majoritária. Na estrutura revisada do projeto, o Paquistão terá 74% das ações, enquanto a Rússia terá 26% das ações. O Paquistão também investirá a maior parte do financiamento. Embora o Paquistão tenha participação majoritária  na sociedade de propósito específico, a Rússia assumirá o controle da gestão do projeto.  Isso foi acordado durante a primeira reunião do comitê técnico Rússia-Paquistão, realizada em Islamabad, para o desenvolvimento do projeto do Gasoduto Norte-Sul. O nome do projeto também FRFRFRRRGGfoi alterado. A capacidade projetada do projeto do oleoduto foi aumentada para 1,6 bilhões de pés cúbicos por dia (bcfd),  com dutos  de 56 polegadas de diâmetro.

O Paquistão realizou uma análise de diferentes diâmetros de gasoduto e o governo chegou à conclusão de que um gasoduto de 56 polegadas de diâmetro seria o mais economicamente viável para permitir o transporte de 1,6 bcfd de gás.  As autoridades disseram que a empresa indicada pela Rússia, a ETK, tem experiência na construção de dutos de 4.000 km com grandes diâmetros enquanto as grandes empresas paquistanesas, como a Sui Northern Gas Pipelines Limited (SNGPL),  não tem a experiência necessária.  A direção da SNGPL disse que o projeto é uma oportunidade para WSSWSDDambas as empresas nacionais de gás atualizarem os seus conhecimentos e competências técnicas. A empresa disse que tem equipes   necessárias para construir o gasoduto,  mas necessitaria de uma novos equipamentos e   treinamento. Considerando isso, a empresa russa construiria o gasoduto e forneceria o equipamento, enquanto as empresas de gás do Paquistão teriam a oportunidade de trabalhar com a empresa russa para atualizar sua experiência. Isso também levaria à transferência de tecnologia para o Paquistão.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of