RÚSSIA FAZ A CERIMÔNIA DE BATIMENTO DE QUILHA DE SEU TERCEIRO NAVIO QUEBRA-GELO NUCLEAR

ZWWWWA Rússia fez a cerimônia do batimento de Quilha de seu terceiro quebra-gelo nuclear do Projeto 22220, foi lançado pela Rússia, no Estaleiro do Báltico,  o “Yakutia”. O quebra-gelo foi encomendado pela FSUE Atomflot, uma subsidiária da Rosatom. A cerimônia de colocação da quilha do terceiro quebra-gelo nuclear em série do Projeto 22220 foi realizada pouco antes do dia da fundação de São Petersburgo. Como a tradição exige, foi instalada uma prancha de tempestade na parte inferior da embarcação, com o direito de prendê-la concedido à Vyacheslav Ruksha, vice-diretor geral da Direção de Rota do Mar do Norte da Rosatom;  Andrey Fedotov, Representante da República de Sakha (Yakutia); o Presidente da Federação Russa, Eduard Batanov, Vice-Governador de São Petersburgo e Diretor do Departamento de Construção Naval Civil da USC e Igor Shakalo, Presidente do Conselho de Administração do Estaleiro do Báltico.

Os chefes da Atomflot, divisão do Registro Marítimo Russo e o Estaleiro do Báltico, organizaram a cerimônia em um formato abreviado devido à complicada situação epidemiológica. Este é o quarto quebra-gelo do projeto após o (Ártico, Sibéria e Ural). Após a conclusão da construção em série, a Rússia terá a maior frota do mundo de quebra-gelo nuclear em série. São embarcações verdadeiramente únicas, nem um único país do mundo tem sequer uma delas. Os SWWSSSmotores desses navios são dois reatores nucleares com capacidade de 175 MW cada, que fornecem 7 anos de navegação autônoma.

O design do quebra-gelo permite que ele seja usado no transporte marítimo ao longo da Rota do Mar do Norte e nas áreas rasas do rio Yenisei e no Golfo de Ob, tanto no gelo quanto em águas claras. Cada um dos quebra-gelo é uma personificação de uma indústria doméstica moderna, tecnológica e competitiva. Vyacheslav Ruksha, vice-diretor geral da Rosatom, abriu a cerimônia de quilha do novo quebra-gelo e parabenizou os trabalhadores do Estaleiro do Báltico e todas as empresas envolvidas na construção: “A construção dos quebra-gelos dentro do projeto confirma a indiscutível liderança da Rússia no desenvolvimento pacífico do Ártico. A quilha para o terceiro quebra-gelo RFRFFFnuclear de série é um evento marcante para todas as empresas relacionadas ao Ártico.”

Mustafa Kashka, diretor geral da Atomflot, informou que  “Apesar das pandemias e das difíceis condições econômicas, continuamos a construir quebra-gelo dentro do Projeto 22220. Isso indica o futuro promissor da frota de quebra-gelo nuclear. Os quebra-gelo universais movidos a energia nuclear nos permitirão dar um passo importante no sentido de desbloquear o potencial de transporte da Rota do Mar do Norte. ”

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Termo correto, em português, é batimento de quilha.